Notícias & Eventos
Subir um nívelNesta secção encontra as notícias e os eventos mais recentes do INESC TEC. Pode ainda consultar os comunicados para a Imprensa, os recortes dos jornais e o clipping de rádio e televisão.
Educar através de jogos? O INESC TEC diz que é possível
O Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG) do INESC TEC está envolvido no projeto europeu Beaconing (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”) cujo objetivo passa por criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem.
Ensinar através de videojogos (Destak)
Projeto europeu quer pôr os alunos a aprender através de jogos na sala de aula. Piloto será testado no País em 2017.
€5,9 milhões para revolucionar o ensino (Expresso)
Um grupo de investigadores portugueses está a apoiar o desenvolvimento de um projeto educativo que visa ajudar os professores a transmitir conhecimento aos seus alunos através de jogos sérios.
Projeto de 5,9 milhões de euros para educar através de jogos vai ser testado em Portugal (Liga-te à Media)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de 5,9 milhões de euros, que tem como objetivo “ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios”, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.
Investigadores portugueses ajudam a criar novos modelos de ensino (Ver Portugal)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de 5,9 milhões de euros que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.
Grupo de investigadores portugueses participa no projeto BEACONING (PC Guia)
O projecto BEACONING (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning” pretende promover plataformas jogo-aprendizagem através de um plano de aulas personalizado com base em jogos onde podem ser accionados recursos educativos e uma aprendizagem personalizada de acordo com o contexto e que pode ser utilizada por uma comunidade de alunos, incluindo portadores de deficiências.
Objectivo desenvolver conteúdos para actividades lectivas (Diário de Trás-os-Montes)
A própria designação do projeto BEACONING podia ser um jogo de memória: “derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”. E é no conceito de videojogo que assenta esta iniciativa que junta 15 instituições de nove países europeus.
BEACONING junta plataformas de educação lúdica (ComputerWorld)
O projecto com financiamento europeu de 5,9 milhões tem o INESC TEC, como parceiro a liderar investigadores de várias universidades portuguesas.
Projeto de €5,9 milhões quer ensinar alunos portugueses através de jogos (Exame Informática)
Portugal vai testar um novo modelo educacional onde se pretende educar através de jogos. O projeto vai ser implementado no próximo ano em escolas ainda a designar.
Portugal vai testar aulas através de videojogos (Notícias ao Minuto)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto que tem como objetivo ajudar os professores a “educar os alunos através de jogos sérios”.
€5,9M para educar através de jogos - modelo vai ser testado em Portugal (PC Gaming)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de €5,9M que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.
Projeto que testa videojogos na educação conta com participação portuguesa (Sapo Tek)
O BEACONING é um projeto europeu de 5,9 milhões de euros que vai colocar professores a desenvolverem aplicações de jogos móveis ‘recheados’ de conteúdos educativos. Em Portugal o INESC-TEC é a instituição parceira.
Portugal testa modelo de educar através de jogos (Bit.pt)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver o projeto Beaconing, de 5,9 milhões de euros, que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.
Investigadores portugueses testam projeto que permite educar alunos através de jogos (Wintech)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de €5,9M que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento. A plataforma vai disponibilizar protótipos de aplicações de jogos móveis desenvolvidos pelos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e integrar ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto. O modelo vai ser testado em Portugal em 2017 através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
Leixões bate recordes nas mercadorias e nos cruzeiros (Vida Económica)
O Porto de Leixões continua a desenvolver esforços para aumentar a sua competitividade. Os investimentos realizados ao longo dos últimos anos estão a dar frutos. No ano passado, foram batidos recordes históricos na carga movimentada e no segmento dos cruzeiros, sobretudo devido à inauguração do novo terminal.
Investigador do INESC TEC lidera comissão científica de conferência nos EUA
Leonel Morgado, investigador do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG), é co-chair da comissão científica da conferência Immersive Learning Research Network (iLRN 2016), que se realiza de 27 de junho a 1 de julho na Universidade da Califórnia (campus de Santa Bárbara).
Investigadores portugueses adaptam braille a ecrãs táteis e criam bengalas tecnológicas para cegos (Visão)
Investigadores universitários estão a desenvolver projetos para adaptar o braille aos ecrãs táteis e facilitar a orientação dos cegos com bengalas tecnológicas. O desejo é promover a acessibilidade e autonomia das pessoas com dificuldades visuais extremas, que em Portugal são cerca de 130 mil.
Eles puseram a tecnologia ao serviço das pessoas cegas (P3 - Público)
Em Portugal, as universidades são laboratórios de desenvolvimento de aplicações móveis que contornam os obstáculos de acessibilidade das novas tecnologias. Os ecrãs tácteis podem ter sido um revés na autonomia das pessoas cegas, mas há quem trabalhe para que quem não vê possa beneficiar de "smartphones" e "smartwatches"
Altice Labs: o ponto central da inovação da Altice fica em Aveiro (PC Guia)
Inovação e investigação – foram estas algumas das palavras mais usadas durante a apresentação da Altice Labs, que tem como principal função ser o centro nevrálgico do ecossistema de inovação do grupo.
Portos nacionais pioneiros em tecnologia (Logística Moderna)
Os portos portugueses assumem-se, desde Setembro, como dos mais avançados a nível tecnológico do mundo. Os portos de Leixões e Viana do Castelo, geridos pela APDL, servem de piloto a uma acção de inovação realizada pelo INESC TEC e pela Triede TTI.