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Leixões bate recordes nas mercadorias e nos cruzeiros (Vida Económica)

O Porto de Leixões continua a desenvolver esforços para aumentar a sua competitividade. Os investimentos realizados ao longo dos últimos anos estão a dar frutos. No ano passado, foram batidos recordes históricos na carga movimentada e no segmento dos cruzeiros, sobretudo devido à inauguração do novo terminal.

O movimento de mercadorias atingiu o valor recorde de 18,7 milhões de toneladas, o que se traduziu num aumento de 3,7%, face ao ano anterior. Considerando o Porto de Viana, o total movimentado cifrou-se em 19,2 milhões de toneladas. Leixões teve uma evolução positiva na movimentação de granéis líquidos (mais 6,7%), carga fracionada (12,1%) e granéis sólidos (10,5%).

Mas foi no "ro-ro" que o crescimento mais se fez sentir (73%). Na carga contentorizada, em resultado da quebra das exportações para Angola, verificou-se uma descida de cerca de 8% no movimento de contentores. Com exportações para 184 países e uma média mensal de 1,6 milhões de toneladas de mercadorias a circular, o porto fechou o ano passado com o melhor resultado de sempre, atingindo recordes na movimentação de granéis líquidos, sólidos e carga "ro-ro".

No que se refere aos cruzeiros, o ano passado ficou também marcado pelos resultados recordes alcançados. O exercício foi fechado com 85 escalas de navios, que se traduziram em perto de 78 500 passageiros. Foram atingidos crescimentos de 9% e 22%, respetivamente. Chegaram ao novo terminal 41 navios, tendo representado 80% do total de passageiros entrado em Leixões. Para este ano estão programadas 90 escalas, das quais quatro são inaugurais, e uma nova companhia a operar em Leixões, pelo que se adivinha um ano de novo crescimento na atividade de cruzeiros deste porto. "Nos últimos anos, o Porto de Leixões tem registado um forte crescimento na atividade de cruzeiros, devido aos investimentos realizados e à aposta na promoção do porto junto de companhias de cruzeiros de todo o mundo."

Desenvolvimentos tecnológicos

Uma das razões para o excelente desempenho dos portos de Leixões e Viana do Castelo prende-se com o facto de serem feitos importantes investimentos ao nível tecnológico. Um dos últimos projetos serviu de piloto numa ação de inovação realizada pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. A ferramenta 3Port permite gerir várias das necessidades e dos processos de negócio das autoridades portuárias de forma integrada, mas também novo terminal está a permitir o aumento exponencial de navios de cruzeiro no Porto de Leixões interagir com o público, por exemplo, assistir em tempo real ao que se está a passar no porto.

O objetivo é fazer desta solução uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos para suporte e gestão adequada dos processos. Através desta inovação é feita uma interligação das áreas estratégicas, com fornecimento e partilha de dados estruturados, num contexto georreferenciado. Algumas das vantagens do 3Port são o suporte à tomada de decisão, os ganhos de eficiência e a diminuição dos custos de operação, que potenciam o crescimento sustentável. Outra das vantagens desta solução é que se adapta aos processos do porto e não o contrário e tem uma caraterística de interoperabilidade, não replica a informação, mas acede ao sítio onde a mesma reside e interage de modo integrado com as restantes ferramentas do ecossistema portuário.

Vida Económica, 11 de março de 2016

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