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€5,9M para educar através de jogos - modelo vai ser testado em Portugal (PC Gaming)

Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de €5,9M que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.

A plataforma vai disponibilizar protótipos de aplicações de jogos móveis desenvolvidos pelos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e integrar ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto. O modelo vai ser testado em Portugal em 2017 através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).


O projeto BEACONING (Breaking educational barriers with contextualised pervasive and gameful learning” ou “Derrubar barreiras educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com base em jogos”) pretende promover plataformas jogo-aprendizagem através de um plano de aulas personalizado com base em jogos, onde podem ser acionados, no meio envolvente, recursos educativos e uma aprendizagem personalizada de acordo com o contexto e que pode ser utilizada por uma comunidade de alunos, incluindo portadores de deficiências.

Para testar o BEACONING vão ser implementados, em 2017, sistemas de grande escala na Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia, cada um envolvendo centenas de estudantes e profissionais na Europa, garantindo um plano de exploração e de negócio para a adoção da plataforma. Em Portugal, tal como noutros países europeus, estão previstos pilotos, mas de menor escala, implementados em escolas ainda a designar.

A ideia é que os conteúdos vindos dos docentes estejam disponíveis de forma integrada e em qualquer sítio, altura e para qualquer tipo de estudante.

“Com o BEACONING pretendemos criar novos modelos e práticas de ensino e aprendizagem, mas também mudar mentalidades, democratizando esta área. O projeto prevê proporcionar um ensino mais inclusivo  e contextualizado”, explica António Coelho, investigador do INESC TEC, o único parceiro português do projeto, e que integra na equipa investigadores da Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e da Universidade Aberta.

A plataforma vai alavancar abordagens inovadoras, incluindo tecnologia relacionada com a Internet do Futuro, tecnologias móveis, desenvolvimento de jogos e criação de conteúdos para os mesmos, interfaces pessoa-computador, análise da aprendizagem e modelos de aprendizagem com base em problemas.

“A abordagem holística do BEACONING tem como objetivo assegurar a modularidade, adaptabilidade, escalabilidade e sustentabilidade”, refere o também docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos.

No total são 15 organizações de nove países europeus que estão a participar neste projeto financiado pelo programa de investigação europeu Horizonte 2020.

Coordenado pela Coventry University (Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal), Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft, Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália), Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).

Mais informações em: http://beaconing.eu

PC Gaming, 23 de março de 2016

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