Notícias & Eventos
Subir um nívelNesta secção encontra as notícias e os eventos mais recentes do INESC TEC. Pode ainda consultar os comunicados para a Imprensa, os recortes dos jornais e o clipping de rádio e televisão.
Mar. 60 milhões para desenvolver tecnologias (Oje)
São cerca de 60 milhões de euros, distribuídos por 18 projetos, que estão atualmente disponíveis para desenvolver tecnologias para o mar até 2018.
INESC TEC integra 18 projectos para desenvolver tecnologias para o mar até 2018 (Agricultura e Mar Actual)
O INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência integra 18 projectos que representam cerca de 60 milhões de euros para desenvolver e transferir tecnologias para o mar até 2018.
INESC cria projeto para aumentar a qualificação de investigadores (Rádio Nova)
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), do Porto, lidera um projeto para qualificar um grupo de investigadores, orientado principalmente para a investigação marítima, com o objetivo de melhorar o desempenho nesta área.
60 milhões para investir em tecnologias ligadas ao mar até 2018 (Sapo Tek)
São 18 os projetos nacionais e internacionais que têm como principal missão nos próximos anos “criar em Portugal um polo de competências tecnológicas orientadas para o mar” no INESC TEC.
INESC TEC com 60 milhões para tecnologias marítimas (ComputerWorld)
O valor está distribuído por 18 projectos em desenvolvimento até 2018, incluindo o StrongMar iniciado recentemente.
INESC TEC inicia projeto tecnológico e científico StrongMar (BIT Magazine)
Já arrancou o novo projeto de capacitação tecnológica e científica StrongMar, liderado pelo INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência. Tal como o nome indica, é um dos vários projetos que estão a decorrer na área das tecnologias para o mar.
INES TEC vai transferir tecnologias para o mar ate 2018 (Ver Portugal)
São cerca de 60 milhões de euros, distribuídos por 18 projetos, que estão atualmente disponíveis para desenvolver tecnologias para o mar até 2018. O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) tem vindo a apostar no desenvolvimento de protótipos neste setor com o objetivo de criar em Portugal um polo de competências tecnológicas, orientadas especialmente para o mar profundo, e de ter um papel de destaque na Extensão da Plataforma Continental Nacional.
INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos (Viva!Porto)
ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing) é o nome do projeto europeu que vai colocar robôs e humanos a trabalhar lado a lado na indústria. O INESC TEC é o único parceiro português do projeto que é liderado pela École Nacionale Superieure d’Arts et Metiers (França).
À conquista do fundo do mar (Expresso)
O INESC TEC participa em 18 projetos pioneiros que ligam a robótica à economia do mar.
INESC TEC colabora na organização do Festival Nacional de Robótica
A conferência ICARSC - IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions é uma iniciativa anual da Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR) que tem como objetivo divulgar a Ciência e a Tecnologia junto dos alunos dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs e de um encontro científico.
INESC TEC participa em conferência da rede EURODEFENSE
O INESC TEC participou, no dia 14 de abril na Escola Naval, em Lisboa, na conferência da rede EURODEFENSE subordinada ao tema “Economy of Defense: dual-use research and technology projects – The Turtle Project”, onde foram analisadas as oportunidades oferecidas pelos fundos estruturais europeus para o reforço das capacidades europeias de segurança e defesa.
Projeto ICARUS chega ao fim
Chegou ao fim em fevereiro o projeto ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescue and Unmanned Search operations), um projeto europeu que contou com a participação do INESC TEC onde o objetivo era desenvolver robôs autónomos que pudessem auxiliar as equipas de resgate em situações de catástrofe.
Investigadores da U.Porto criam sistema para monitorizar os oceanos (Viva!Porto)
Um grupo de investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR) e do INESC TEC está a desenvolver um sistema autónomo capaz de monitorizar de forma integrada os oceanos, permitindo assim uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais.
INESC TEC vai desenvolver robô industrial que colabora com humanos na indústria automóvel e aeroespacial
Decorreu nos dias 18 e 19 de fevereiro, em Lille, França, a reunião de arranque do projeto ColRobot (Collaborative Robotics for Assembly and Kitting in Smart Manufacturing), que conta com a participação do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC. O projeto inclui parceiros de cinco países da União Europeia.
Portugal vai testar os primeiros “robôs mineiros” do mundo (Port.com)
O Explorador Robótico é o primeiro sistema de robots do mundo capazes de operar no subsolo, de forma totalmente autónoma e sem controlo remoto. Portugal faz parte do grupo restrito de países que vai testá-lo.
Portugal testa robôs autónomos para minas inundadas (i9 Magazine)
O sistema robótico é inovador e submersível, permitirá estudar e explorar minas inundadas e será testado em Portugal, Finlândia, Eslovénia e Reino Unido.
Mina da Urgeiriça escolhida para testar primeiros 'robôs mineiros' do mundo (Jornal da Beira)
A mina de urânio da Urgeiriça, em Canas de Senhorim, concelho de Nelas vai integrar um projeto europeu de exploração robótica de minas inativas e parcialmente submersas em que Portugal participa.
INESC TEC cria robôs autónomos para explorar minas (P3 - Público)
Um sistema robótico completamente autónomo e sem necessidade de ser operado com um controlo remoto. Este é o projecto que está a ser desenvolvido em Portugal, com o objetivo de tornar possível a exploração e estudo de minas terrestres inundadas.
Projeto ICARUS no Porto Canal
O projeto europeu ICARUS ("Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations" – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) tem como objetivo construir robôs capazes de atuar em situações de catástrofe.
Projeto ICARUS no Porto Canal
O projeto europeu ICARUS ("Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations" – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) tem como objetivo construir robôs capazes de atuar em situações de catástrofe.