Nós na Imprensa
Subir um nívelINESC TEC: Robot vai tratar vinhas no Douro (Porto Canal)
É a tecnologia aliada à agricultura. Há um robô que vai tratar das vinhas do Douro de forma autónoma.
Inovação ao serviço dos negócios no CLBHORT2017 (Feiras de Sabores)
O I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2017) promoveu o encontro entre 250 cientistas e empresários focados na Inovação ao serviço dos negócios. Um evento coorganizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Brasileira de Horticultura, de 1 a 4 de Novembro, no Centro de Congresso dos ISCTE, em Lisboa.
I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura: Inovação ao serviço do negócio (Frutas, Legumes e Flores)
O I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2017) promoveu o encontro entre 250 cientistas e empresários focados na Inovação ao serviço dos negócios. Um evento coorganizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Brasileira de Horticultura, de 1 a 4 de Novembro, no Centro de Congresso dos ISCTE, em Lisboa.
Inovação nos negócios da agricultura (Voz do Campo)
O I Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura (CLBHort2017) promoveu o encontro entre 250 cientistas e empresários focados na Inovação ao serviço dos negócios. Um evento coorganizado pela Associação Portuguesa de Horticultura e a Associação Brasileira de Horticultura, de 1 a 4 de novembro, no Centro de Congresso dos ISCTE, em Lisboa.
Norte e Galiza desenvolvem tecnologia para melhorar limpeza da floresta (Correio do Minho)
Uma equipa que envolve entidades de Portugal e da Galiza (Espanha) está a desenvolver tecnologias para uma limpeza das florestas mais eficiente, melhorando a prevenção e diminuindo a propagação dos fogos, além de criar novos postos de trabalho.
Projeto MarinEye no programa Bioesfera (RTP2)
Através do novo projeto MarinEye, um grupo de investigadores do INESC TEC criou um sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos, permitindo uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais.
A ciência vai dar uma festa e estão todos convidados (Público)
Degustações de insectos, uma moeda virtual, robots, "visitas" ao CERN a milhares de quilómetros de distância. Há de tudo um pouco e por todo o lado na Noite Europeia dos Investigadores, que acontece esta sexta-feira.
O robô que vai tratar das vinhas nas encostas do douro (Diário de Notícias)
Para já, o Romovi será uma máquina desenvolvida no INESC-TEC para monitorização da vinha, de forma autónoma, pelos socalcos durienses
Projeto CORAL no Porto Canal
Apresentação de um novo projeto para a exploração de recursos marinhos em mar profundo.
Projeto MarinEye na Exame informatica (SIC Notícias)
No Porto, vários laboratórios estão a desenvolver uma sonda marinha que vai ajudar a revelar os segredos das profundezas dos oceanos. MarinEye é uma sonda desenhada por investigadores do INESC TEC e do CIIMAR. Declarações de Catarina Magalhães, CIIMAR; Alfredo Martins, INESC TEC.
Os robôs ao serviço das empresas (Eco - economia online)
O ScalABLE visa criar ferramentas de simulação, que permitem ao gestor de uma linha de produção identificar se esta necessita de um recurso num determinado ponto.
Instituto do Porto coordena projeto europeu para adequar automação das empresas (Diário de Notícias)
Um instituto do Porto está a coordenar um projeto europeu para adequar a automação de empresas em função do ciclo de vida dos seus produtos, através da integração de robôs e gestão de produção, criando assim fábricas "altamente flexíveis".
Prémios “Os Melhores do Portugal Tecnológico”: E os vencedores são… (Exame Informática)
Num ano, a tecnologia e a ciência que se produzem em Portugal ganharam um novo palco. Aquilo a que se convencionou chamar, por alguns, a "Nação Startup" dá sinais de vida e florescem mais ideias que ajudam a transformar o país e os portugueses. São estas pessoas e empresas, que fazem a diferença, que a Exame Informática premeia anualmente.
Projecto CORAL entra em velocidade de cruzeiro (Jornal Economia do Mar)
Projecto a três anos, co-financiado pelo FEDER em 85%.
Protótipo português para monitorizar oceanos apresentado no Porto (Náutica Press)
Um grupo de investigadores portugueses criou um sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos, permitindo assim uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais. É esse sistema que foi apresentado, no passado sábado, no Centro de Robótica e Sistemas Autónomos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), que fica localizado no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).
Protótipo do MarinEye apresentado no Porto (Jornal de Economia do Mar)
Investigadores portugueses do projecto consideram que o conceito do MarinEye será futuramente aplicado em vários laboratórios oceânicos.
Sistema para monitorizar oceanos e reduzir impacto ambiental apresentado hoje no Porto (Diário de Notícias)
Um sistema que monitoriza os oceanos, permitindo uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos ambientais, vai ser hoje apresentado, no Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), no Porto.
Projeto CORAL (Antena 1)
Investigadores de dois centros estão a desenvolver ferramentas tecnológicas para explorar de forma sustentável os recursos vivos no mar profundo.
Investigadores portugueses criam sistema para monitorizar oceanos (TV Europa)
Investigadores portugueses criam sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos. O projeto MarinEye envolveu o CIIMAR, INESC TEC, IPMA e o MARE-IP Leiria para uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e redução dos impactos ambientais.
Protótipo do MarinEye vai ser apresentado este sábado no Porto (PC Guia)
Um grupo de investigadores portugueses criou um sistema autónomo que monitoriza de forma integrada os oceanos, permitindo assim uma gestão mais sustentável dos recursos marinhos e uma redução dos impactos de riscos ambientais.