Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Terminou projeto europeu que tornou as comunicações no espaço mais eficientes
Acções do Documento

Terminou projeto europeu que tornou as comunicações no espaço mais eficientes

Chamava-se SCREEN - Space Cognitive Radio for Electromagnetic Environment management – o projeto europeu que terminou em abril e que tinha como objetivo tornar as comunicações no espaço mais eficientes.

CONSÓRCIO CONTOU COM €1M PARA MELHORAR AS COMUNICAÇÕES ENTRE SATÉLITES E DOS SATÉLITES PARA A TERRA

Fizeram parte deste consórcio quatro entidades, duas portuguesas – o INESC TEC e a TEKEVER ASDS (Aerospace, Defense and Security) -, uma inglesa – a Avanti Communications LTD – e uma alemã – o Munich Innovation Labs UG.

Como é que os investigadores tornaram as comunicações no espaço mais eficientes?

Utilizando tecnologias já existentes e utilizadas em comunicações terrestres juntamente com o conceito de radiocomunicações cognitivas. O projeto SCREEN permitiu melhorar as comunicações entre satélites e dos satélites para a Terra, diminuindo as interferências existentes.

Mas o que são as radiocomunicações cognitivas?



No INESC TEC o projeto foi desenvolvido pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) e contou com a colaboração dos investigadores Henrique Salgado e Luís Pessoa.
As tecnologias foram testadas nos laboratórios do INESC TEC

De acordo com Luís Pessoa, a grande inovação patente neste projeto foi a fase de implementação e teste das tecnologias. Tendo em conta os custos de lançamento elevados, são ainda poucas as tecnologias que são testadas no Espaço, pelo que os testes foram feitos nos laboratórios do INESC TEC, considerando sinais interferentes típicos de comunicações satélites.

“Utilizamos dois transcetores GAMALINK, que é uma plataforma da Tekever, e adicionamos alguma interferência à comunicação previamente estabelecida para avaliar a capacidade do sistema se adaptar de forma automática”, explica Luís Pessoa.

projeto screen
A transferência da tecnologia

Está prevista a transferência de tecnologia para o mercado através da incorporação do módulo de rádio cognitivo que vai passar a ser uma funcionalidade adicional a incorporar na gama de produtos GAMALINK, já comercializada pela Tekever.

O INESC TEC desenvolveu ainda um simulador de redes satélite, que se encontra disponível para o público através de licença GPL em: https://github.com/Munich-Innovation-Labs/screen-visualization.

O projeto SCREEN foi financiado pelo Programa Espacial da Comissão Europeia H2020, sob o acordo 640210. O projeto é financiamento no tópico “COMPET-6-2014: Tecnologias bottom-up de nível baixo de prontidão tecnológica”, envolvendo quatro parceiros, e começou no dia 1 de janeiro de 2015.

Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo à UP-FEUP e ao INESC TEC.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.