Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Open Day do CTM abre a janela para o futuro das tecnologias
Acções do Documento

Open Day do CTM abre a janela para o futuro das tecnologias

Decorreu, entre os dias 3 e 6 de abril, a sexta edição do Open Day do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, em atividades divididas entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e o INESC TEC.

O desafio dos organizadores para este ano era, pela primeira vez, centrar as atenções nos estudantes universitários, procurando que juntassem aprendizagem com experiência prática numa área em constante evolução, um repto que os participantes aceitaram e responderam à medida.

Esta edição teve como mote a próxima vaga no que respeita a redes de comunicações sem fios, eletrónica, processamento de informação e multimédia, representando cada uma das áreas do CTM.

Nos quatro dias de atividades, os cerca de 100 estudantes tiveram a oportunidade de frequentar diversos workshops e discutir temáticas relacionadas.

Workshops para «pôr a mão na massa»
Garantir rede wireless em cenários extremos, dotar computadores de capacidades de aprendizagem e desenvolver visão computacional para interação 360 foram alguns dos desafios propostos pelas atividades práticas organizadas no Open Day, através da organização de quatro workshops hands on.

wireless networks

Em duas edições da atividade designada «Wireless flying networks», os participantes tiveram oportunidade de estar em contacto com redes mesh wireless, especialmente na utilização destas para providenciar comunicações em cenários extremos, como é o caso de zonas remotas dos oceanos ou áreas com elevada densidade de pessoas, como concertos ao vivo.

Seguindo a ideia inicial de aliar teoria à prática, este workshop abordou tanto a componente concetual, no que respeita a temas como redes computacionais e redes wireless, mas também a componente prática, através da qual os inscritos puderam configurar e desenvolver um protótipo de uma rede wireless multi-hop, constituída por pontos de acesso instalados num drone e num balão de hélio, que foram lançados no relvado central da FEUP.

Data workshop

No workshop «Learning from data», o foco esteve na utilização de ferramentas de linguagem de programação Python para criar sistemas que sejam capazes de identificar padrões e fazer previsões, ou seja, o objetivo passa pela atribuição de capacidades aos computadores de, através de modelos previamente estabelecidos, aprender a ler informação disponibilizada sem que sejam explicitamente programados para tal.

phone charger workshop

«Wireless phone charger» foi a atividade que permitiu aos participantes tomar contacto com o processo de carregamento sem fios, por indução magnética, de dispositivos móveis. A aplicação prática consistiu na colocação dos indutores em ressonância à frequência desejada, com base em medidas previamente retificadas, fazendo corresponder o sinal proveniente do transmissor com o sinal necessário para recarregar o smartphone.

workshop Media 360

Considerando a crescente necessidade, nos dias de hoje, de cada vez mais e melhores conteúdos multimédia interativos, o workshop «Media 360», dirigiu-se ao consumo de conteúdos media omnidirecionais, através de visão computacional desenhada para navegação e interação com vídeos 360 e áudio imersivo.

Os investigadores responsáveis pela dinamização destas atividades foram Filipe B. Teixeira, Gilberto Bernardes, Hugo Santos e Luís F. Teixeira, com a colaboração de António Sá Pinto, Gil Coelho, Kelwin Fernandes, Luís Aly, Ricardo Cruz e Tiago Soares da Costa.


O futuro do 5G
Para encerrar esta iniciativa, foi organizada uma mesa redonda dedicada à nova geração de comunicações 5G, que se prevê que entrará no mercado a partir de 2020. Esta discussão aberta sobre o futuro das tecnologias, moderada pelo Coordenador do CTM, Manuel Ricardo, contou com a presença de Rui Aguiar (IT Aveiro), bem como dos investigadores do CTM Jaime Cardoso, Luís Pessoa, Paula Viana e Rui Campos.
Round Table 3G
Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.