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INESC TEC desenvolve app que conhece os gostos dos utilizadores
O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC está a desenvolver uma app para Android que consegue perceber os gostos musicais, as notícias ou filmes mais interessantes para os diferentes utilizadores, tudo de uma forma automática e não invasiva. A app chama-se CAMR (Context-Aware Personalized Multimedia Recommendations for Mobile Users) e está a ser desenvolvida no âmbito do programa de investigação MAT – Media Arts and Technology.
De acordo com Teresa Andrade, investigadora do CTM que coordena o projeto, “a CAMR tira partido dos sensores existentes nos dispositivos móveis, tais como o acelerómetro, de orientação, GPS, luz ou som, para obter informação sobre o contexto de utilização. Em paralelo monitoriza os consumos do utilizador, construindo, de modo implícito, perfis de utilizador contextualizados.”
A app utiliza estes perfis de uma forma transparente ou a pedido do utilizador, para implementar um motor de recomendação não invasivo, sensível ao contexto de utilização. Assim, a app extrai conhecimento sobre o utilizador (preferência de conteúdos e condições nas quais o consumo desses conteúdos ocorre), tomando decisões sobre o conteúdo a recomendar, adaptadas ao contexto de utilização (tipo de atividade exercida pelo utilizador, caraterísticas do seu terminal, altura do dia, dia da semana, do ano, localização, ligação de rede, condições ambientais, entre outros), tornando assim a pesquisa por conteúdos mais rápida e eficaz. O projeto contou a participação de Abayomi Otebolaku, também investigador do CTM.
Este projeto conta com financiamento do Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 - O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda com Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.
INESC TEC, março de 2015