Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias INESC TEC apresenta resultados intermédios do projeto Senseiver
Acções do Documento

INESC TEC apresenta resultados intermédios do projeto Senseiver

O INESC TEC acolheu, nos dias 26 e 27 de fevereiro, um workshop no âmbito do projeto SENSEIVER, com o objetivo de apresentar alguns dos resultados concretos já conseguidos pelos parceiros. O SENSEIVER é um projeto europeu, e ficará concluído em outubro de 2015, com a conferência final do projeto em Novi Sad, na Sérvia.

Intitulado “SENSEIVER - Low-cost and energy-efficient LTCC sensor/IR-UWB transceiver solutions for sustainable healthy environment”, este projeto, que arrancou em 2012, prevê a utilização de uma rede de sensores sem fios para monitorização ambiental, mais concretamente num lago em Cracóvia, na Polónia, onde é feita captação de água para distribuição na rede pública. Para monitorizar a qualidade da água, os investigadores envolvidos estão a utilizar sensores e uma rede sem fios para a transmissão de dados.

1 2

“A ideia é ter sensores distribuídos ao longo de toda a extensão do lago e depois fazer a captação de parâmetros na central para que possam ser analisados”, explica Hélio Mendonça (Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes, CROB), que lidera o projeto no INESC TEC em conjunto com Vítor Grade Tavares (Centro de Telecomunicações e Multimédia, CTM). Neste projeto, o INESC TEC está envolvido na componente da rede de comunicações sem fios, mais especificamente em transmissores-recetores altamente eficientes.

Este projeto decorre no âmbito das Initial Training Networks – ITN (Redes de Formação Inicial) das “Marie Curie Actions” do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia. Trata-se de um projeto “diferente na medida em que o seu grande objetivo é formar investigadores, ensinando-lhes como funciona o processo de investigação e toda a metodologia rigorosa associada, e não simplesmente encontrar uma solução para um problema”, explica Vítor Grade Tavares.

HM VGT

O Senseiver pretende, portanto, proporcionar um ambiente de excelência onde jovens investigadores podem desenvolver competências nestas áreas. A equipa de INESC TEC conta ainda com Bial Hussain e com Iman Kianpour, ambos investigadores do CTM, que estão a completar o seu doutoramento no âmbito do SENSEIVER. “Este projeto tem uma componente de mobilidade muito importante, e em breve iremos receber três outros investigadores que trabalharão também na componente de recetores-transmissores”, acrescenta  Vítor Grade Tavares.

O workshop contou com a presença de representantes dos diversos parceiros envolvidos, que apresentaram resultados desde o desenvolvimento de sensores até ao design RF de transmissão e receção de dados. “Parte deste trabalho está já implementado na Polónia. De momento está a ser terminada a componente do recetor-transmissor de curta distância”, adianta.

3 5

Ainda no âmbito deste workshop decorreu a Reunião do Supervisory Board do projeto, que incluiu uma sessão lecionada por João Canas Ferreira do CTM e da FEUP dedicada à descrição e desenho de circuitos integrados (ICs) digitais; e duas comunicações, uma sobre licenciamento de tecnologia e uma outra sobre aspetos relacionados com o desenho de ICs para RF, ministradas, respetivamente, por Catarina Maia, do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC e por João Vaz do Instituto Superior Técnico / IT – Lisboa.

Para além do INESC TEC, o projeto envolve os seguintes parceiros académicos e de investigação: University of Novi Sad e North Point Ltd (ambos da Sérvia), Vienna University of Technology (Áustria), Technical University of Iasi (Roménia), Institute of Electron Technology (Polónia) e TES Electronic Solutions GMBH (Alemanha); e ainda os parceiros associados Ministry of Science and Technological Development (Sérvia), Foundation for promoting advanced research “New Wave Science Mates” (Roménia) e Municipal Waterworks and Sewer Enterprise in Kraków Joint Stock Company (Polónia). 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.

INESC TEC, março de 2014

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.