Acções do Documento
Cinco artigos de investigadores do CTM publicados em revistas internacionais
Música e movimento, monitorização de pontes e barragens, dispositivos vestíveis de monitorização de marcha, algoritmos para sistemas de apoio ao diagnóstico do cancro da mama e segmentação da imagem são os temas dos seguintes artigos publicados em revistas internacionais por investigadores do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC durante 2014.
Os investigadores Marius Miron, Matthew Davies, Fabien Gouyon são coautores do artigo Syncopation creates the sensation of groove in synthesized music examples, cujo objetivo principal foi investigar a relação entre música e movimento e, em particular, perceber quais as propriedades mais revelantes da música que nos estimulam a movimentar. Para o efeito, os investigadores exploram estratégias para transformar a estrutura métrica de melodias simples de piano. Os resultados de duas experiências auditivas levaram-nos a concluir que a antecipação de notas específicas das melodias para acentos métricos anteriores ao que seria expectável (como por exemplo, criando sincopação) estimulavam movimento nos ouvintes. A investigação foi desenvolvida em colaboração com um especialista em psicologia da música, Guy Madison, da Universidade de Umea, na Suécia, e publicada na edição especial da revista FPSYG - Frontiers in Psychology (vol.5, no.1035, 2014), cujo editor convidado foi Fabien Gouyon.
Intitulado Potential of Multi-temporal InSAR Techniques for Bridges and Dams Monitoring, o artigo, da autoria de Joaquim Sousa e António Ribeiro Sousa (entre outros investigadores de outras instituições), teve dois objetivos principais: apresentar uma visão geral dos métodos de inspeção atuais mais avançados utilizados em estruturas feitas pelo homem, mais especificamente barragens e pontes; e identificar fatores que possam contribuir para melhorar os processos de inspeção e manutenção dessas estruturas, nomeadamente o recurso à monitorização baseada em satélite e imagens de radar. O trabalho foi publicado na Journal of Procedia Technology - Journal of Procedia Technology, (vol.16, pp.834-841, 2014).
António José Salazar, José Machado da Silva, Miguel Velhote Correia e Bruno José Mendes publicaram na IARIA - International Journal On Advances in Systems and Measurements, (vol.7, no.1, 2014) o trabalho Built-In Self-Testing Methodology and Infrastructure for an EMG Monitoring Sensor Module. O artigo apresenta uma proposta de infraestrutura de autoteste da unidade de aquisição de sinais eletromiográficos, implementada num sistema vestível de monitorização da marcha. Nesta abordagem tira-se partido do barramento normalizado I2C com um duplo objetivo: por um lado, servindo de canal de comunicação e, por outro, para a propagação de estímulos e resultados de teste. Estes incluem a verificação da impedância de contacto elétrodos-pele, e a deteção de desvios funcionais do circuito de condicionamento dos sinais eletromiográficos por meio de uma abordagem baseada em assinaturas digitais.
Inês Domingues e Jaime Cardoso publicaram no ano passado “Max Ordinal Learning”, IEEETNNLS - IEEE Transactions on Neural Networks and Learning Systems (vol.25, no.7, pp.1384-1389). Este artigo aborda alguns problemas de machine learning, para os quais existem vários algoritmos disponíveis mas que não conduzem a soluções satisfatórias. Assim, motivados pelo projeto de sistemas de apoio ao diagnóstico no cancro da mama, os investigadores estudaram um destes problemas que, pela informação disponível, não se resume a um dos problemas-tipo. Foi formulado de forma abstrata o problema e propostos algoritmos para o resolver. O fato do problema ser formalizado de forma independente da aplicação permite aplicar a mesma metodologia a outros cenários.
Também com aplicação na área do cancro da mama, o artigo Closed Shortest Path in the Original Coordinates with an Application to Breast Cancer analisa a segmentação de massas e de calcificações em mamografias e a segmentação da auréola com recurso a algoritmos de caminho mínimo (em inglês: shortest path algorithms). Normalmente, a determinação do contorno fechado é feita através da transformação da imagem em coordenadas polares, o que por sua vez torna o contorno fechado num contorno aberto entre duas margens opostas. Neste trabalho, depois de ilustrarem algumas limitações da abordagem, os investigadores Jaime Cardoso, Inês Domingues e Hélder Oliveira mostram como é possível determinar o contorno fechado no espaço original de coordenadas. O trabalho foi publicado em 2014 na IJPRAI - International Journal of Pattern Recognition and Artificial Intelligence.
INESC TEC, janeiro de 2015