Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Notícias Centro do INESC TEC premeia ideias de investigação em concurso interno
Acções do Documento

Centro do INESC TEC premeia ideias de investigação em concurso interno

O Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC premiou três ideias de projetos inovadores que vão ser desenvolvidos ao longo deste ano no Laboratório Associado. O objetivo do “Concurso Investigador-Empreendedor”, que tem em 2014/2015 a primeira edição, é incentivar os investigadores do INESC TEC a lançarem novos projetos de base científica e tecnológica que levem, eventualmente, à criação de spin-offs. Este Centro quer encorajar o aparecimento de ideias multidisciplinares e que possam ter aplicação industrial.

Os três projetos vencedores focam três áreas distintas: investigação na área do cancro da mama, música e marketing digital. Foram selecionados de acordo com vários indicadores: potencial de mercado, viabilidade, relevância, originalidade e criatividade.

Liderado por Hélder Oliveira, o trabalho “A Serious Game Approach for Upper Body Morbidity Assessment and Prevention of Breast Cancer Patients” pretende desenvolver novas metodologias de estudo e avaliação da morbidez dos membros superiores do corpo, algo que afeta grande parte dos pacientes que se submeteram a tratamentos ao cancro da mama, através da criação de uma ferramenta para ajudar as pacientes e profissionais de saúde, para ser utilizada num modelo de reabilitação especializado e numa abordagem preditiva do linfedema. Já a proposta representada por Rui Penha “Bridging the gap between performers and the audience using networked smartphones” pretende é desenvolver uma solução para explorar o uso em larga escala de smartphones num concerto de música, com o objetivo de interligar artistas e público. Finalmente, Kelwin Correia e a restante equipa apresentaram o projeto “Real-Time Bidding for Public Spaces”. Recorrendo a algoritmos de visão computacional, o trabalho pretende criar métricas, com base na reação do público exposto a um anúncio digital outdoor, que ajudem a melhorar as vendas em temporeal.

A ideia é que estes projetos sejam amadurecidos até setembro, altura em que deverão entrar na fase de desenvolvimento de protótipo. Cada projeto foi premiado com cinco mil euros, que deverão auxiliar à sua concretização.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.

INESC TEC, janeiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.