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Universidades do Minho e Porto melhoram popularidade de notícias online (Gazeta do Rossio)

Uma equipa de investigadores das universidades do Minho e do Porto criou um sistema inteligente que sugere melhorias no desenho de notícias online antes da sua publicação, com vista a aumentar a sua popularidade. O sistema permitiu, nos testes, aumentar 15% a probabilidade de uma notícia ser popular e ainda identificar a maioria (73%) das notícias que viriam a ser populares.

A investigação venceu o ‘Best Paper Award’ da 17ª Conferência Portuguesa em Inteligência Artificial, entre 81 artigos de autores de 18 países, e foi já publicada pela editora Springer. O trabalho ‘A proactive intelligent decision support system for predicting the popularity of online news’, é da autoria de Paulo Cortez e Pedro Vinagre, ambos do Centro Algoritmi da Universidade do Minho (UMinho), e Kelwin Fernandes, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

De acordo com a academia minhota, há um interesse crescente por notícias online, face à expansão da Internet, e a previsão das notícias mais populares, medida pelo número de partilhas, é cada vez mais estudada e cobiçada pelas empresas e instituições.

Os cientistas do Centro Algoritmi e do INESC TEC decidiram aplicar o seu novo ‘sistema de apoio à decisão inteligente’ a quase 40 mil notícias publicadas desde 2013 no Mashable, o maior blogue mundial de notícias sobre novas tecnologias, que tem 24 milhões de seguidores e 7,5 milhões de partilhas por mês. A equipa concluiu que a popularidade de uma notícia pode subir com uma fácil alteração, pelo seu autor, de atributos sugeridos como o número de palavras do título, as palavras-chave (já usadas noutras notícias) e a aposta em determinados links.

É uma ferramenta fundamental para quem coloca notícias na Internet”, defende Paulo Cortez, que é também professor do Departamento de Sistemas de Informação da UMinho. O sistema inovador usa três módulos: recolha de dados, previsão de popularidade e otimização. No primeiro, agrega indicadores como número de palavras do título, palavras-chave, menções a notícias anteriores, partilhas dessas notícias, sentimento (positivo/negativo) por elas gerado e o uso de imagens ou vídeos. No módulo de previsão, os dados recolhidos são utilizados para treinar modelos de aprendizagem automática, criando um modelo que preveja a probabilidade de a notícia candidata ser popular. Por fim, usa-se o modelo de otimização para procurar sugestões de mudanças à notícia candidata, aumentando assim a popularidade estimada.

Os investigadores criaram ainda um protótipo na linguagem Python para testar a arquitetura do sistema com qualquer notícia Mashable. Os dados obtidos foram doados ao repositório científico ‘UCI Machine Learning’, tendo já atingido cerca de 30 mil visualizações e sido até aplicados em cursos na Universidade McGill, no Canadá, no Politécnico de Rensselaer, nos Estados Unidos da América, e no blogue mundial de alojamento Airbnb.

Pedro Vinagre está a reforçar o sistema inteligente proposto, no âmbito da sua tese do doutoramento em Informática ‘MAP-i’, das universidades do Minho, Porto e Aveiro.

Gazeta do Rossio, 9 de dezembro de 2015

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