Acções do Documento
Portugueses juntam-se a noruegueses para levar wi-fi a zonas remotas do oceano (PC Guia)
O projecto é pioneiro a nÃvel mundial e junta portugueses e noruegueses com o objectivo de permitir o acesso a Wi-Fi em zonas remotas do oceano.
O BLUECOM- está a ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e a MARLO, urna consultora norueguesa de transportes e logÃstica.
O projecto baseia-se no uso de balões de hélio ancorados, que podem estar em embarcações, bóias ou até parques eólicos, para criar uma rede de banda larga, que sirva de apoio à s pescas e também aos transportes marÃtimos. A ideia é criar um acesso de baixo custo que use tecnologias de comunicação como o Wi-Fi e o 4G. O projecto termina em Dezembro de 2016 e os responsáveis querem criar um protótipo que possa ser testado ainda este Verão, utilizando duas embarcações do IPMA. O BLUECOM+ está alinhado com o projecto TEC4SEA que o INESC TEC desenvolve desde 2012 com sistemas como o JANUS ou MARBED.
O primeiro tem como objectivo fazer com que barcos de pesca sejam pontos de retransmissão de sinal de Internet para outras embarcações que não estejam no raio de alcance da rede terrestre; já o MARBED, baseia-se numa rede wireless marÃtima piloto instalada na costa da área metropolitana do Porto. O BLUECOM+ é financiado pelos programas EEA Grants e Norways Grants.
PC Guia, 1 de fevereiro de 2016