Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Nós na Imprensa Poiares Maduro no lançamento da New European Media Portugal
Acções do Documento

Poiares Maduro no lançamento da New European Media Portugal

Dia 30 de janeiro, na Microsoft do Parque das Nações, em Lisboa, vai ser lançada a NEM Portugal, uma plataforma que pretende dar voz aos media digitais, indústrias de conteúdos e indústrias criativas nacionais na Europa. Para celebrar o nascimento da NEM Portugal, espelho da europeia NEM (New European Media), vai estar o Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade e várias personalidades ligadas aos media.

Esta iniciativa, que pretende colocar os nossos media no mapa Europeu, contribuindo para o crescimento das exportações neste setor da economia, nasceu graças à TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), em conjunto com a ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e o INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência).

A ação, liderada pelo INESC TEC, tem abertura prevista para as 09h30, altura em que o Secretário de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, Pedro Gonçalves, vai marcar presença. Pouco depois o debate vai incidir sobre ‘o novo ecossistema dos media: desafios e oportunidades criados pela revolução digital’, que terá como orador o keynote speaker da sessão, Rosental Alves, docente na Escola de Jornalismo da Universidade de Austin, nos EUA. Também o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social, Carlos Magno, vai estar presente, mas para debater o tema dos novos media e das novas oportunidades de negócio.

A Agenda Estratégica para os Media na Europa, apresentada por Hadmut Holken, membro da NEM europeia, será o tema que vai fechar a manhã. Logo após o almoço o diretor do INESC TEC e membro da Comissão Instaladora da NEM Portugal, Artur Pimenta Alves, vai apresentar a visão, os objetivos e plano estratégico da plataforma.

Vai ser José Carlos Caldeira, da Agência Nacional de Inovação (ANI), quem vai discursar sobre oportunidades de financiamento para ICT, Media e Indústrias Criativas no âmbito do Portugal 2020. Algumas empresas portuguesas com atividade internacional relevante, como a PT Inov, a Microsoft ou a VOICE INTERACTION, entre outras, vão, também, comparecer na sessão que, no final, vai contar com a assinatura de um protocolo de colaboração entre a NEM Portugal e a UT Austin.

A sessão de encerramento do lançamento da iniciativa NEM Portugal vai contar com a presença do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

“Com a NEM Portugal queremos promover a preparação de projetos europeus que envolvam empresas da área criativa e tecnológica, contribuindo, assim, para a sua internacionalização, mas sentimos que não existe uma estratégia global. Existem muitos criadores de novos produtos, com muitas ideias, mas que depois não as conseguem colocar no terreno e é nisso que a NEM pretende ser uma ajuda”, explica Artur Pimenta Alves.

Atualmente a NEM conta com cerca de mil parceiros, onde apenas 3% são portugueses. Os parceiros portugueses existentes fazem parte a título individual, por não haver uma estratégia nacional. Com o nascimento da NEM Portugal a previsão é de que este número, só em 2015, duplique.

Recorde-se que, de acordo com o estudo ‘A cultura e a criatividade na internacionalização da economia portuguesa’, divulgado pelo Governo no início de 2014, os novos media são um setor emergente no país, que contribui, de forma ativa, para o aumento das exportações dos produtos culturais made in Portugal.

Local.pt, dia 30 de janeiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.