Acções do Documento
Óculos de realidade virtual à portuguesa (PC Guia)
Estar em casa a assistir a um concerto gravado ao vivo em três dimensões e, através de movimentos da cabeça e do olhar, conseguir mudar a perspetiva da cena, de modo a focar a área da imagem que pretende ver através de uns óculos 3D.
E isto que vai ser possÃvel fazer em breve se o projeto Personalized Multiview Environment chegar ao mercado. Para já em fase de protótipo, feito pelo INESC Tecnologia e Ciência, este par de óculos leva o conceito de realidade virtual a outro nÃvel: «Esta solução pretende, sobretudo, aumentar a qualidade de experiência dos utilizadores quando estão a consumir um conteúdo audiovisual, dando-lhes uma sensação de envolvência personalizada e assim aproximar a experiência do telespetador à quela do espetador in loco», explica Maria Teresa Andrade, investigadora responsável por este projeto, juntamente com Tiago Costa.
O Personalized Multiview Environment recorre à captação e codificação de vÃdeo multivista, na qual são utilizadas múltiplas câmaras de vÃdeo 3D posicionadas em arco ao longo da cena, de forma a captarem múltiplas perspetivas da mesma. Em paralelo, o débito da cena que está a ser transmitida é adaptado de acordo com a disponibilidade de largura de banda da rede, de modo a que a qualidade da imagem não sofra degradações bruscas devido a limitações de banda da ligação de rede do espetador.
Este projeto do INESC TEC é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte), do Ouadro de Referência Estratégico Nacional (OREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
PC Guia, 1 de junho de 2015