Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Nós na Imprensa Media nacionais querem ganhar voz na Europa através da NEM Portugal
Acções do Documento

Media nacionais querem ganhar voz na Europa através da NEM Portugal

Esta semana vai nascer em Portugal uma nova associação que pretende reunir os media nacionais e dar-lhes voz na Europa. Os desafios que o sector enfrenta no mundo digital são a principal preocupação.

O site da NEM Portugal já está online e explica os objetivos da associação, que será oficialmente apresentada no próximo dia 30 de janeiro. O organismo pretende funcionar como um espelho da europeia NEM - New European Media e, como esta, reunir instituições de investigação, empresas de media e industrias criativas. Quer dar voz às empresas portuguesas do sector "alinhando os interesses nacionais com as estratégias a nível europeu", facilitando a criação de consórcios para concorrer a fundos nacionais.

A iniciativa é da responsabilidade da TICE.PT (Tecnologias da Informação, Comunicação e Eletrónica), associada à ADDICT (Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e ao INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência), que vai gerir a plataforma.

A apresentação da associação vai contar com representantes do Governo, personalidades do sector e apresentações de Rosental Alves, docente na escola de jornalismo da Universidade de Austin no Texas e do presidente da ERC, Carlos Magno. O primeiro vai falar sobre o novo ecossistema dos media, desafios e oportunidades criados pela revolução digital, enquanto o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social vai focar a apresentação nas novas oportunidades de negócio para o sector.

A nível europeu a NEM conta com 1.000 parceiros e só 3% são nacionais. O objetivo é duplicar a representatividade e alinhá-la com uma estratégia nacional, referem os promotores.

 

Tek Sapo, 27 de janeiro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.