Acções do Documento
Media nacionais querem ganhar voz na Europa através da NEM Portugal
Esta semana vai nascer em Portugal uma nova associação que pretende reunir os media nacionais e dar-lhes voz na Europa. Os desafios que o sector enfrenta no mundo digital são a principal preocupação.
O site da NEM Portugal
já está online e explica os objetivos da associação, que será
oficialmente apresentada no próximo dia 30 de janeiro. O organismo
pretende funcionar como um espelho da europeia NEM - New European Media
e, como esta, reunir instituições de investigação, empresas de media e
industrias criativas. Quer dar voz às empresas portuguesas do sector
"alinhando os interesses nacionais com as estratégias a nÃvel europeu",
facilitando a criação de consórcios para concorrer a fundos nacionais.
A iniciativa é da responsabilidade da TICE.PT (Tecnologias da
Informação, Comunicação e Eletrónica), associada à ADDICT (Agência para o
Desenvolvimento das Indústrias Criativas) e ao INESC TEC (INESC
Tecnologia e Ciência), que vai gerir a plataforma.
A apresentação da associação vai contar com representantes do Governo,
personalidades do sector e apresentações de Rosental Alves, docente na
escola de jornalismo da Universidade de Austin no Texas e do presidente
da ERC, Carlos Magno. O primeiro vai falar sobre o novo ecossistema dos
media, desafios e oportunidades criados pela revolução digital, enquanto
o presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social vai focar a
apresentação nas novas oportunidades de negócio para o sector.
A nÃvel europeu a NEM conta com 1.000 parceiros e só 3% são nacionais. O objetivo é duplicar a representatividade e alinhá-la com uma estratégia nacional, referem os promotores.