Acções do Documento
FEUP vai juntar uma centena de engenheiros para combaterem durante sete dias (Viva! Porto)
A Wireless Battle of the Mesh tem início no dia 1 de maio na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vai juntar, até dia 7 de maio, cem engenheiros no desenvolvimento de novos protocolos de redes mesh.
O evento, que tem lugar pela primeira vez em Portugal, pretende aperfeiçoar e pôr à prova os protocolos usados pelas redes sem fios. Os trabalhos vão incidir sobre uma rede de cerca de 50 dispositivos.
De acordo com Filipe Borges Teixeira, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), responsável pela organização do evento, as redes emalhadas sem fios (redes mesh), capazes de interligar milhares de equipamentos, são complexas e apresentam vários desafios tecnológicos.
Nesse sentido, e de forma a avaliar o desempenho de cada uma das soluções open source para criar e gerir este tipo de redes, realiza-se anualmente um encontro internacional para colocar à prova as soluções em ambiente real. Esta será a nona edição da iniciativa.
A “Wireless Battle of the Mesh” vai receber wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, assim como estudantes, académicos e entusiastas pela área vindos de todo o mundo.
O torneio, que tem um caráter social por promover a partilha de conhecimento entre participantes e a experimentação de novas ideias e tecnologias, vai ainda contemplar um conjunto de palestras e workshops, dados por vários especialistas na área, relacionados com as redes sem fios e o desenvolvimento de cada uma das soluções.
A entrada será gratuita, mas é necessário fazer uma inscrição prévia em http://www.battlemesh.org/.