Acções do Documento
Ferramenta estatística auxilia aumento de vendas (Revista Elite - Negócios & Lifestyle)
Chama-se Retail Pro e é, nem mais nem menos, que um projecto de investigação que desenvolveu uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de trabalho.
O consórcio constituído pela empresa InovRetail, pelo INESC Tecnologia e Ciência, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto criou uma plataforma que tem como base novas metodologias e processos de medição dos parâmetros de ambiente das lojas. A correlação destes indicadores com o comportamento dos consumidores é depois analisada pela plataforma, o que permite aferirem que variáveis é preciso agirpara atingir um aumento das vendas e a optimização dos custos operacionais.
“Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou wi-fi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, a luminosidade ou os recursos humanos, no fundo, tudo que possa afetar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico” explica Pedro Carvalho, o investigador do INESCTEC que, juntamente com Luís Corte-Real, está responsável pelo Retail Pro.
A solução Seeplus®, onde alguns dos módulos foram desenvolvidos através deste projeto, já é utilizada em lojas como a Levi s, G-Star, Dockers,Worten e Nike.
Revista Elite - Negócios & Lifestyle, 1 de fevereiro de 2015