Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Nós na Imprensa EDP vai instalar 4,8 milhões de contadores inteligentes de eletricidade (Sapo Tek)
Acções do Documento

EDP vai instalar 4,8 milhões de contadores inteligentes de eletricidade (Sapo Tek)

Os novos contadores vão alertar os consumidores para a existência de consumos elevados, serão capazes de fazer a comunicação automática das contagens e também podem ser reativados sem a necessidade de técnicos.

A EDP detém 99,5% dos contadores de eletricidade que estão instalados na casa dos portugueses e até 2020 deverão ser trocados 4,8 milhões de unidades, cerca de 80%, por contadores inteligentes.

Quem avança com o relato é o Jornal de Notícias que escreve que a empresa vai fazer a mudança com recurso a fundos europeus - os 600 milhões de euros necessários, 120 milhões já estão garantidos do lado da UE.

No entanto a alteração dos contadores só avança depois de um estudo que está a ser feito pela entidade reguladora do sector - a ERSE - mostrar que a poupança conseguida com os novos contadores compensa os custos de implementação. Será também este relatório que detalhará quando, como e por quanto serão instalados os novos contadores.

A EDP admite ao jornal que tem o "modelo adequado" pois o contador inteligente tem o mesmo consumo de um contador tradicional e a transmissão de dados é feito por via elétrica através da tecnologia.

Uma diretiva da Comissão Europeia de 2009 obriga a que 80% dos contadores elétricos instalados sejam inteligentes.

Fonte da EDP admite que os custos da implementação podem ser diferentes tendo em conta a evolução da tecnologia e o seu embaratecimento. Por exemplo, no INESC TEC está a ser desenvolvida uma tecnologia que permite ligar centenas de contadores elétricos através de redes sem fios.

A empresa de eletricidade diz que fará campanhas de esclarecimento a nível nacional quando se iniciar a troca dos contadores.

Sapo Tek, 25 de maio de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.