Secções
  Entrada CTM Notícias & Eventos Nós na Imprensa Discutir o cancro da mama para o erradicar (P24)
Acções do Documento

Discutir o cancro da mama para o erradicar (P24)

INESC TEC recebeu a escola de verão MAP Breast e apresenta hoje resultados.

Na última semana - termina hoje, dia 17 de julho decorreu no INESC TEC a escola de verão MAP Breast, que reuniu 40 participantes de várias áreas de saber ligadas ao cancro da mama e que serviu para a apresentação de novas tecnologias para minimizar os efeitos da doença e discussão das já existentes.

Um dos responsáveis pela organização do MAP Breast, o investigador Hélder Oliveira, revelou ao P24 que o feedback durante as aulas tinha sido “muito positivo†e explicou que o objetivo da iniciativa era a “criação de projetos em comumâ€. “Os vários investigadores, e as várias nacionalidades, têm visões diferentes e trabalham de forma diferenteâ€, justifica.

Alguns dos protótipos e projetos que serão apresentados esta tarde, a partir das 14h, prendem-se com um software que permite visualizar uma reconstrução 3D da mama, um modelo matemático para simulação do resultado estético, com enfoque em métodos computacionais para resolver problemas clínicos, com destaque particular para a área da cirurgia.

Outras áreas em destaque prendem-se com ferramentas para estimar a malignidade de nódulos em mamografias, bem como ferramentas ligadas à reconstrução da mama, através de imagem e modelação biofisica e estatística.

Painel internacional

Há 11 nacionalidades diferentes representadas: além de Portugal, há participantes da Alemanha (com um palestrante da Fraunhofer MEVIS), - Holanda (palestrante da Radboud University Nijmegen Medical Centre), Reino Unido (University College London), França, Roménia, Grécia, Irão, México, Ãndia e Benim. A escola de verão contou, ainda, com palestrantes da Universidade do Texas (Estados Unidos da América), Universidade de Berna (Suíça) e da Azienda Ospedaliera Cannizzaro (Itália), além da Fundação Champalimaud. Todos participaram nas discussões durante a semana e intervirão na sessão de apresentação de resultados marcada para hoje.

De dois em dois anos

A summer school termina então hoje com a apresentação dos resultados da escola bem como de vários protótipos e outros projetos do INESC TEC. A ideia, conta Hélder Oliveira, é reeditar esta escola de verão “de dois em dois anos, até para perceber a evolução†da própria área da doença do cancro da mama e do trabalho dos participantes.

O INESCTEC quer, assim, tornar-se um ponto de convergência entre os vários profissionais ligados à área, para uma melhor investigação em prol dos que são afetados pela doença.

A MAP Breast é uma organização conjunta dos projetos europeus PICTURE (Informação Combinada do Paciente para a Análise de Resultados Cirúrgicos Específicos no Cancro da Cama), e conta com investigadores do INESC TEC, da Fundação Champalimaud e da VPH-PRISM (Terapia Personalizada e Antecipada do Cancro da Mama através de Modelamento de Microestruturas de Tecido Cutâneo).

P24, 17 de julho de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.