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Consumidor anda a ser estudado (Jornal Têxtil)

Um projeto português estudou o setor e desenvolveu uma plataforma que analisa o comportamento do consumidor face a fatores como a temperatura, ruído e serviço.

Temperaturas elevadas ou baixas, o nivel de ruído e uma má prestação de serviço por parte dos vendedores são os principais indicadores que influenciam o tempo de permanência dos consumidores numa loja. A partir desta premissa, um consórcio constituído pela InovRetail, INESC TEC, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e Instituto Superior de Engenharia do Porto criou o Retail Pro, um projeto de investigação que desenvolveu uma plataforma integrada de gestão estratégica em ambientes de retalho.
«Para perceber as razões que levam a que um consumidor permaneça ou não numa loja utilizamos algumas ferramentas de localização espacial por vídeo, através de Bluetooth ou Wifi, e as diferentes variáveis sensoriais, como a temperatura, humidade, ruído, luminosidade
ou recursos humanos. No fundo tudo que possa afetar o comportamento dos consumidores num certo espaço físico», explica Pedro Carvalho, investigador do INESC TEC e responsável, juntamente com Luís Corte-Real, pelo Retail Pro.
A partir da análise das variáveis é possível, segundo os responsáveis pelo projeto, atingir um melhor desempenho, resultando num aumento das vendas e otimização dos custos operacionais. A plataforma usa algorítmos, «altamente parametrizáveis e desenhados para uma fácil integração com os sistemas de informação do retalhista», e, além das ferramentas de recolha de dados, inclui ainda o processamento, análise e apresentação dos resultados.
Através de uma interface gráfica «inovadora», a plataforma produz e disponibiliza ao retalhista um conjunto de indicadores de gestão de ambiente de loja, que permitem identificar, medir e quantificar o efeito das variáveis sobre o comportamento dos consumidores.
«Ao percebermos o tipo de comportamento que os consumidores têm, principalmente em relação a variáveis como o ruído e o serviço, podemos melhorar através de, por exemplo, uma distribuição mais eficiente dos recursos humanos da loja no espaço», exemplifica Marco Soares, head of operations da InovRetail.
Atualmente, a solução Seeplus, que contém alguns dos módulos desenvolvidos através do projeto Retail Pro, está já a ser utilizada em lojas Levi s, G-Star Raw, Dockers, Worten e Nike. Durante o decorrer do projeto que começou a ser desenvolvido em setembro de 2012 e contou com um financiamento superior a meio milhão de euros, foram ainda estabelecidas cooperações com outros projetos, nomeadamente o Media Arts and Technologies, com o objetivo de lançar novas iniciativas nesta área e desenvolver módulos de análise mais avançados,

Jornal Têxtil, 1 de abril de 2015

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