Acções do Documento
Batalha por uma melhor rede wireless junta 100 engenheiros no Porto (Porto 24)
A Wireless Battle Of The Mesh vai decorrer pela primeira vez em Portugal, de 1 a 7 de maio, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), com 100 engenheiros a estudar como melhorar a rede wireless.
Melhorar a tecnologia wireless, torná-la mais acessÃvel para comunidades locais ou mesmo criar uma rede para uma cidade inteira são algumas das questões do evento, que olha para as redes mesh, redes emalhadas sem fios capazes de unir milhares de equipamentos em simultâneo.
“Apesar das redes sem fios terem uma importância cada vez maior nas nossas vidas, este acesso nem sempre é possÃvel. Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistenteâ€, aponta o responsável pela organização do evento, o investigador do INESC TEC Filipe Borges Teixeira.
“Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamentalâ€, continua o investigador, que aponta o exemplo da rede guifi.net, na Catalunha, que liga 30 mil nós na região autónoma espanhola para melhorar os acessos da população à rede de Internet sem fios gratuita.
Ao todo, 100 engenheiros de todo o mundo vão juntar-se para olhar para o desenvolvimento de novos protocolos e melhorar desempenho, com wireless hackers, mesh developers e outros académicos e entusiastas reunidos em torno de problemas comuns.
Esta é a nona edição do evento e a primeira em Portugal. Antes, a Wireless Battle of the Mesh já passou por França, Bélgica, Itália, Espanha, Grécia, Dinamarca, Alemanha e Eslovénia.