Acções do Documento
As Tecnológicas portuguesas também são casos de sucesso (Pplware)
Apesar de sermos um paÃs de dimensões reduzidas, Portugal tem dentro de si empresas que desenvolvem as mais modernas e mais necessárias tecnologias.
Muitas vezes sem o devido reconhecimento e a devida divulgação, estes projectos crescem e tornam-se referência a nÃvel internacional. Um exemplo de uma dessas empresas é a Wavecom, que actualmente está a criar projectos que prometem revolucionar o mercado das telecomunicações.
A Wavecom é uma das empresas mais inovadoras à escala nacional e que tem vindo a desenvolver as mais diversas soluções na área das comunicações.
Sendo uma empresa de cariz tecnológico, tem sempre como principal missão a inovação, o que tem resultado em soluções muitos práticas e eficientes.
Os seus recentes projectos são a prova disso mesmo e que se vêm juntar a vários outros que foi construindo ao longo dos anos. Em especial destaque estão os projectos que está a desenvolver actualmente com dois parceiros de peso em Portugal, o Instituto de Telecomunicações e o INESC TEC.
HiperWireless
A primeira proposta da Wavecom, criada em parceria com o INESC TEC, é um sistema de comunicações que utiliza a banda dos 17 GHz, fazendo depois a comutação para os 5 GHz localmente.
Este é um sistema que permite, a partir de um ponto central, comunicar com várias extensões remotas, que podem estar a um máximo de 10 kms.
Permite uma comunicação full-duplex, com velocidades até 868 Mbps, no canal 160 MHz, de forma directa e assim contornando obstáculos naturais.
É um sistema que consegue funcionar em qualquer uma das variantes Wi-Fi, podendo usar qualquer uma das normas IEEE para o Wifi (802.11a/n/ac).
Esta é a solução ideal para comunicações com, por exemplo, turbinas eólicas de produção elétrica, em locais remotos e muitas vezes de difÃcil acesso.
A ideia foi criar uma solução pioneira, a primeira no mundo a usar os 17 GHz para comunicação Ponto-Multi-ponto, com cartas Wi-Fi off-the-shelf.
Antenas de Feixe Comutado
A segunda proposta da Wavecom, desta vez em parceria com o Instituto das Telecomunicações, vem resolver um problema que muitos navios têm, quando estão perto da costa, a pescar, por exemplo.
A comunicação com terra, com os sistemas 3G e 4G dependem do correcto posicionamento dos navios, para que possam receber o melhor sinal das antenas terrestres.
Todas as soluções existentes ou são extremamente caras ou requerem alguma condições que nem sempre são possÃveis de ter.
Foi por isso que surgiu a ideia de criar uma antena, que na verdade comporta em si várias, em que se consegue sempre a melhor recepção.
Este sistema de antenas está constantemente a monitorizar todas as que o compõem e a detectar qual a que tem melhor recepção. Desta forma é sempre possÃvel ter o melhor sinal de comunicação com terra e dar aos utilizadores as melhores recepções.
Este sistema é facilmente ligado um qualquer sistema de comunicações 3G ou 4G, podendo depois explorar o serviço em cima desse acesso. Esta antena é ainda um protótipo, mas esteve em funcionamento durante o evento.
Estes dois projectos mostram que a Wavecom continua a ser uma empresa de cariz inovador e que pretende dar aos seus clientes as mais modernas e apelativas, em diversos vectores, soluções.
Depois de passarem pelos necessários estágios de desenvolvimento e maturação vão chegar ao mercado, disponÃveis para todos e com as capacidades que se lhe esperam.
Sendo já uma empresa internacional, consegue agora ter ainda mais peso para se implementar e reforçar posição nos mercados, quer em Portugal ou fora deste.
Fica também espelhado que existem em Portugal muito boas ideias a serem desenvolvidas, por empresas nacionais, e que aplicam nesses projectos todo o know-how necessário, tão bom ou melhor do que aquele que se pode encontrar no estrangeiro.