Acções do Documento
A grande batalha pelo wi-fi vai ser travada no Porto (PC Guia)
"Sabe o que são redes mesh? Já teve problemas com a cobertura da rede Wi-Fi de sua casa? Alguma vez tentou fazer uma ligação wireless com os seus vizinhos? Sabia que é possÃvel criar uma rede livre para uma cidade inteira usando apenas tecnologia wireless?"
Estas são as perguntas cujas respostas deviam, realmente, interessar a toda a humanidade. Aliás, conta-se que é por causa de não apanhar a sua rede Wi-Fi no quarto que Kim Jong-un se põe a disparar mÃsseis nucleares para todo o lado. Mas. Kim, mete os olhos no que vai acontecer no Porto: cem engenheiros informáticos e de telecomunicações de todo o mundo estarão na cidade do Porto, de 1 a 7 de Maio, para participar na... Wireless Battle of the Mesh!
A "batalha" para melhorar estas redes sem fios vai pôr engenheiros e entusiastas às voltas com protocolos de Internet para testar emaranhados com mais de cinquenta dispositivos ligados, um ambiente complexo e que apresenta «vários desafios tecnológicos», lembra Filipe Borges Teixeira, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e responsável pela organização.
Todos os anos, a comunidade mundial da área das redes mesh sem fios junta-se para avaliar o desempenho das soluções open source disponÃveis para criar e gerir este tipo de ligações. O grande objectivo é «testar, comparar e melhorar o seu desempenho», explica Filipe Borges Teixeira.
A nona edição vai acontecer, pela primeira vez em Portugal, nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). Se ainda tem dúvidas sobre a importância do conceito 'mesh', Filipe Borges Teixeira tem argumentos suficientes para o convencer: «Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistente. Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamental, interligando os habitantes de zonas remotas. Estas redes podem, em ambiente urbano, permitir a criação de redes sem fios de larga escala, livres e autogendas, como a rede guifi.net na Catalunha, com mais de trinta mil nós activos na rede».
A Wireless Battle of the Mesh vai receber wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, assim como estudantes, académicos e entusiastas pela área vindos de todo o mundo. Se quiser participar, ainda vai a tempo: basta ir a battlemesh.org. A inscrição devia ser como todo o Wi-Fi nos sÃtios públicos: gratuita.
PC Guia, 1 de maio de 2016