Acções do Documento
A Ciência ao Serviço da Floresta em debate no Alviela (Jornal de Cá)
Na tarde de 25 de novembro, participe no debate 'A Guerra do Fogo: Uma Abordagem Multissectorial Sobre os Incêndios Florestais'.
Na Semana da Ciência e Tecnologia, que decorre de 20 a 26 de novembro, o Centro Ciência Viva do Alviela promove uma série de iniciativas subordinadas à temática da proteção das florestas e do combate aos incêndios, de 23 a 25 de novembro.
Dia 23 de novembro (Dia da Floresta Autóctone), das 09h30 às 16h, ‘A floresta nas nossas mãos’. Ação de sensibilização e de conhecimento sobre as florestas, com alunos do 2º ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Alcanena, realizada em parceria com a Ecoescola, o gabinete técnico florestal da Câmara Municipal de Alcanena e os sapadores florestais.
Dia 24 de novembro (Dia Nacional da Cultura CientÃfica), à s 21h, ‘Café Ciência Drones’. O Centro Ciência Viva do Alviela será o ponto de paragem de alguns drones que estão a ser desenvolvidos por investigadores e empresas portuguesas.
Rui Campos, do INESC TEC, fala-nos do projeto WISE, uma parceria com a Tekever para o desenvolvimento de drones que atuam como routers sem fios voadores. Objetivo: fornecer comunicações sem fios de banda larga em eventos temporários e cenários de emergência, como no caso dos incêndios. Filipe Duarte, da I-Skyex, apresenta-nos os drones que a sua empresa está a desenvolver para fins militares, em parceria com a Marinha e o Exército Português. No entanto, qualquer que seja o drone e o seu uso, este não pode voar sem cumprir as regras de segurança, pelo que convidámos Paulo Duarte e Catarina MaurÃcio, da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC), para nos apresentar as normas aplicáveis à utilização destas aeronaves civis não tripuladas no espaço aéreo.
Os drones já são indispensáveis no apoio à ciência e à sociedade. Inscreva-se no Café Ciência e bem-vindo à era dos drones!
As inscrições poderão ser efetuadas através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt
Dia 25 de novembro, às 16h, ‘A Guerra do Fogo: Uma Abordagem Multissectorial Sobre os Incêndios Florestais’. Um debate com especialistas na temática das florestas e no combate aos incêndios. Qual o contributo da ciência e tecnologia para a valorização da floresta e a prevenção dos incêndios florestais? Participe neste debate, do qual resultará um manifesto sobre a ciência ao serviço da floresta.
A participação neste evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt
Programa
16h – Sessão de abertura
16h10 – Breves intervenções por parte dos oradores
Joaquim Sande Silva (Escola Superior Agrária de Coimbra, Membro da Comissão Independente dos Fogos de Pedrogão) – Ecologia do Fogo; Filipe Duarte Santos (Faculdade de Ciência Universidade de Lisboa) – Alterações climáticas; Helena Freitas (Faculdade de Ciência e Tecnologia Universidade de Coimbra) – Biodiversidade; Luciano Lourenço (Faculdade de Letras Universidade de Coimbra) – Prevenção e efeitos dos incêndios; Conceição Colaço (Instituto Superior de Agronomia – Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves (CEABN/InBIO)) – Educação ambiental na prevenção de incêndios.
16h45 – Debate com interação entre os especialistas e os participantes
Mais informações em www.alviela.cienciaviva.pt