Acções do Documento
100 Engenheiros de todo o mundo combatem durante 7 dias no Porto (i9 Magazine)
A “Wireless Battle of the Mesh” chega pela primeira vez a Portugal.
A 9ª edição realiza-se nas instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de 1 a 7 de maio.
Sabe o que são redes mesh? Já teve problemas com a cobertura da rede Wi-Fi de sua casa? Alguma vez tentou fazer uma ligação wireless com os seus vizinhos? Sabia que é possível criar uma rede livre para uma cidade inteira usando apenas tecnologia wireless? Cerca de 100 engenheiros informáticos e de telecomunicações de todo o mundo estarão na cidade do Porto para participar na “Wireless Battle of the Mesh”, um evento anual que envolve a comunidade mundial na área das redes mesh sem fios e que tem como objetivo testar, comparar e melhorar o desempenho das redes mesh.
Filipe Borges Teixeira, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, responsável pela organização do evento, refere que as redes emalhadas sem fios (redes mesh), capazes de interligar milhares de equipamentos, são complexas e apresentam vários desafios tecnológicos.
“Apesar de as redes sem fios terem uma importância cada vez maior nas nossas vidas, este acesso nem sempre é possível. Existem regiões onde por questões técnicas ou económicas o acesso à Internet é deficitário ou inexistente. Este é um dos cenários onde as redes comunitárias e as redes mesh podem assumir um papel fundamental, interligando os habitantes de zonas remotas. Estas redes podem, em ambiente urbano, permitir a criação de redes sem fios de larga escala, livres e autogeridas, como a rede guifi.net na Catalunha, com mais de 30 mil nós ativos na rede”, explica o investigador.
A “Wireless Battle of the Mesh” receberá wireless hackers, mesh developers, OpenWRT developers, WISP e comunidade Wi-Fi, assim como estudantes, académicos e entusiastas pela área vindos de todo o mundo.
O torneio, que tem um caráter social por promover a partilha de conhecimento entre participantes e a experimentação de novas ideias e tecnologias, complementará ainda um conjunto de palestras e workshops.
As edições anteriores da “batalha” realizaram-se em Paris, Bruxelas, Roma, Barcelona, Atenas, Aalborg, Leipzig e Maribor.
A “Wireless Battle of the Mesh” é gratuita, mas sujeita a inscrição.