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€5,9M para educar através de jogos - modelo vai ser testado em Portugal (PC Gaming)
Um grupo de investigadores portugueses está a ajudar a desenvolver um projeto de €5,9M que tem como objetivo ajudar os professores a educar os alunos através de jogos sérios, ou seja, através de um software que transmite conteúdo educacional e não apenas de entretenimento.
A plataforma vai disponibilizar protótipos de aplicações de jogos móveis desenvolvidos pelos próprios docentes, que lançam desafios e questões aos alunos, e integrar ferramentas e serviços educativos existentes nas organizações participantes no projeto. O modelo vai ser testado em Portugal em 2017 através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
O projeto BEACONING (Breaking educational barriers with
contextualised pervasive and gameful learning” ou “Derrubar barreiras
educativas através de uma aprendizagem contextualizada, pervasiva e com
base em jogos”) pretende promover plataformas jogo-aprendizagem através
de um plano de aulas personalizado com base em jogos, onde podem ser
acionados, no meio envolvente, recursos educativos e uma aprendizagem
personalizada de acordo com o contexto e que pode ser utilizada por uma
comunidade de alunos, incluindo portadores de deficiências.
Para
testar o BEACONING vão ser implementados, em 2017, sistemas de grande
escala na Grécia, Turquia, França, Israel e Roménia, cada um envolvendo
centenas de estudantes e profissionais na Europa, garantindo um plano de
exploração e de negócio para a adoção da plataforma. Em Portugal, tal
como noutros países europeus, estão previstos pilotos, mas de menor
escala, implementados em escolas ainda a designar.
A ideia é que
os conteúdos vindos dos docentes estejam disponíveis de forma integrada
e em qualquer sítio, altura e para qualquer tipo de estudante.
“Com
o BEACONING pretendemos criar novos modelos e práticas de ensino e
aprendizagem, mas também mudar mentalidades, democratizando esta área. O
projeto prevê proporcionar um ensino mais inclusivo e
contextualizado”, explica António Coelho, investigador do INESC
TEC, o único parceiro português do projeto, e que integra na equipa
investigadores da Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro e da Universidade Aberta.
A plataforma vai alavancar
abordagens inovadoras, incluindo tecnologia relacionada com a Internet
do Futuro, tecnologias móveis, desenvolvimento de jogos e criação de
conteúdos para os mesmos, interfaces pessoa-computador, análise da
aprendizagem e modelos de aprendizagem com base em problemas.
“A
abordagem holística do BEACONING tem como objetivo assegurar a
modularidade, adaptabilidade, escalabilidade e sustentabilidade”, refere o também docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
O projeto BEACONING arrancou em janeiro de 2016 e tem a duração de três anos.
No
total são 15 organizações de nove países europeus que estão a
participar neste projeto financiado pelo programa de investigação
europeu Horizonte 2020.
Coordenado pela Coventry University
(Reino Unido), participam no projeto o INESC TEC (Portugal),
Herriot-Watt University e Hands Free Computing (Reino Unido), Playsoft,
Succubus e ORT (França), BIBA Institute (Alemanha), Imaginary (Itália),
Ifinity (Polónia), Siveco e ATS (Roménia), Universidade Complutense de
Madrid e Geomotion (Espanha) e Sebit (Turquia).
Mais informações em: http://beaconing.eu