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STAMINA

Robótica Sustentável e Fiável para a Manipulação de Peças em Ambientes Fabris

O projeto STAMINA está focado no desenvolvimento de um manipulador móvel capaz de realizar tarefas de logística para alimentar as linhas de montagem no setor automóvel. O projeto STAMINA vai usar uma abordagem holística através de parcerias com especialistas em cada uma das áreas-chave, construindo sobre os mais recentes desenvolvimentos em manipuladores móveis para desenvolver um robô industrial autônomo e móvel com caraterísticas diferenciadoras ao nível de sensores, estrutura mecânica e arquitetura de software, com capacidade para ser integrado numa frota de robôs para resolver três tarefas de logística: Despaletização, Bin-picking e montagem de kits.

O desenvolvimento da robótica industrial está fortemente ligado à indústria automóvel, que tem sido o seu principal motor, quer em termos de vendas, quer ao nível do desenvolvimento técnico. De acordo com o IFR, a indústria automóvel detém uma quota de 36% de todos os robôs entregues em 2011 e apresenta uma densidade robô por trabalhador entre 3 a 6 vezes superior a outros setores da indústria de transformação.

No entanto, um olhar detalhado sobre os diferentes segmentos do setor mostra que as etapas de montagem final, que incluem a montagem de carroçarias e montagem de motores, revelam baixos níveis de automação (cerca de 15% em comparação com mais de 70% em soldadura, estampagem, pintura e maquinação). Esta tendência é semelhante entre a maioria dos fabricantes de automóveis europeus e pode ser explicado pelas seguintes razões:

  1. Personalização de veículos: a montagem final é onde o carro é personalizado e as tecnologias de produção atuais e robôs industriais não são flexíveis para lidar com ela;
  2.  Os layouts fabris são estruturados para uso humano e são exíguos;
  3.  Na montagem final, o número de peças a granel é muito maior do que nos outros setores da produção automóvel.

O grande potencial de automação que existe na indústria automóvel aumentará drasticamente assim que os seguintes desafios forem resolvidos:

1. Bin-picking  de fácil integração, elevada robustez e eficiência;

2. Sistemas robóticos compactos e móveis que podem ser reutilizados em várias operações sem esforços de engenharia significativos;

3. Sistemas robóticos que podem lidar com interfaces projetadas para os seres humanos e coabitar com segurança na sua área de trabalho.

Estes são precisamente os objetivos do projeto STAMINA. Salienta-se que estes desenvolvimentos também terão impacto nas PME, uma vez que as exigências que o setor automotivo tem no uso de robôs nas operações de montagem finais são muito semelhantes às de PME, nomeadamente os requisitos de flexibilidade para lidar com a incerteza e a partilha do espaço de trabalho humano.

 

Líder do projeto:

Stamina

Figura. Conceito do robô STAMINA e o primeiro protótipo.

Parceiros:

  • AAU - AALBORG UNIVERSITET, Dinamarca;
  • PSA - PSA Peugeot-Citroën,  França;
  • BAS - BA Systémes,  França;
  • ALU-FR - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg,  Alemanha;
  • UBonn - Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn,  Alemanha;
  • INESC TEC – INESC Tecnologia e Ciência, Portugal;
  • UEDIN - University of Edinburgh,  Reino Unido

Financiamento:

  • FP7 - Comissão Europeia, 5M€

 

Página oficial do Projeto:

www.stamina-robot.eu


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CROB +351 22 041 3317