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STAMINA
Robótica Sustentável e Fiável para a Manipulação de Peças em Ambientes Fabris
O projeto STAMINA está focado no desenvolvimento de um manipulador móvel capaz de realizar tarefas de logÃstica para alimentar as linhas de montagem no setor automóvel. O projeto STAMINA vai usar uma abordagem holÃstica através de parcerias com especialistas em cada uma das áreas-chave, construindo sobre os mais recentes desenvolvimentos em manipuladores móveis para desenvolver um robô industrial autônomo e móvel com caraterÃsticas diferenciadoras ao nÃvel de sensores, estrutura mecânica e arquitetura de software, com capacidade para ser integrado numa frota de robôs para resolver três tarefas de logÃstica: Despaletização, Bin-picking e montagem de kits.
O desenvolvimento da robótica industrial está fortemente ligado à indústria automóvel, que tem sido o seu principal motor, quer em termos de vendas, quer ao nÃvel do desenvolvimento técnico. De acordo com o IFR, a indústria automóvel detém uma quota de 36% de todos os robôs entregues em 2011 e apresenta uma densidade robô por trabalhador entre 3 a 6 vezes superior a outros setores da indústria de transformação.
No entanto, um olhar detalhado sobre os diferentes segmentos do setor mostra que as etapas de montagem final, que incluem a montagem de carroçarias e montagem de motores, revelam baixos nÃveis de automação (cerca de 15% em comparação com mais de 70% em soldadura, estampagem, pintura e maquinação). Esta tendência é semelhante entre a maioria dos fabricantes de automóveis europeus e pode ser explicado pelas seguintes razões:
- Personalização de veÃculos: a montagem final é onde o carro é personalizado e as tecnologias de produção atuais e robôs industriais não são flexÃveis para lidar com ela;
- Os layouts fabris são estruturados para uso humano e são exÃguos;
- Na montagem final, o número de peças a granel é muito maior do que nos outros setores da produção automóvel.
O grande potencial de automação que existe na indústria automóvel aumentará drasticamente assim que os seguintes desafios forem resolvidos:
1. Bin-picking de fácil integração, elevada robustez e eficiência;
2. Sistemas robóticos compactos e móveis que podem ser reutilizados em várias operações sem esforços de engenharia significativos;
3. Sistemas robóticos que podem lidar com interfaces projetadas para os seres humanos e coabitar com segurança na sua área de trabalho.
Estes são precisamente os objetivos do projeto STAMINA. Salienta-se que estes desenvolvimentos também terão impacto nas PME, uma vez que as exigências que o setor automotivo tem no uso de robôs nas operações de montagem finais são muito semelhantes às de PME, nomeadamente os requisitos de flexibilidade para lidar com a incerteza e a partilha do espaço de trabalho humano.
LÃder do projeto:
- Coordenador do Projecto – AAU - AALBORG UNIVERSITET, Volker Krueger, vok@m-tech.aau.dk;
- Coordenador INESC TEC – Germano Veiga, germano.veiga@inescporto.pt .
Figura. Conceito do robô STAMINA e o primeiro protótipo.
Parceiros:
- AAU - AALBORG UNIVERSITET, Dinamarca;
- PSA - PSA Peugeot-Citroën, França;
- BAS - BA Systémes, França;
- ALU-FR - Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, Alemanha;
- UBonn - Rheinische Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn, Alemanha;
- INESC TEC – INESC Tecnologia e Ciência,
Portugal;
- UEDIN - University of Edinburgh, Reino Unido
Financiamento:
- FP7 - Comissão Europeia, 5M€
Página oficial do Projeto: