Acções do Documento
VÃdeo: cadeira de rodas "inteligente" criada no Porto
Equipa de investigação composta por docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto criou uma plataforma que permite transformar qualquer cadeira de rodas eléctrica numa cadeira de rodas que pode ser comandada por voz e por sensores. Entrevista de LuÃs Paulo Reis, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ao Expresso Online.
Foi depois de ver o filme "Million Dolar Baby", de Clint Eastwood, que LuÃs Paulo Reis, docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) se lembrou de criar uma cadeira de rodas que pudesse facilmente ser movimentada por tetraplégicos.
O projeto chama-se "IntellWheels", iniciado em 2006, foi desenvolvido por um grupo de docentes da FEUP - que investigam no Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores (LIACC) e no INESC Porto.
Embora se assemelhe a uma cadeira de rodas comum, esta cadeira, equipada com sensores e um computador, desvia-se sozinha dos obstáculos, comunica com outros dispositivos e permite ao paciente seleccionar o seu modo preferido de comando da cadeira de rodas em cada instante.
O objetivo é permitir aos incapacitados com vários tipos e nÃveis de deficiência uma maior autonomia, podendo esta cadeira de rodas vir a ser comercializada em breve.
Expresso Online, 14 de Fevereiro de 2011