Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias Projeto Flexus realiza primeiro teste em estaleiro
Acções do Documento

Projeto Flexus realiza primeiro teste em estaleiro

Foi no âmbito do projeto Flexus que uma equipa de colaboradores do Centro de Robótica e Sistemas (CRAS) e do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM), ambos pertencentes ao INESC TEC, realizou os primeiros testes com um veículo de superfície.

A experiência decorreu nos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, no Arsenal do Alfeite, um estaleiro qualificado nas áreas da construção, manutenção e reparação naval, com base em Lisboa, e teve ainda o apoio da Escola Naval.

O veículo operou durante várias horas, desempenhando operações remotas e missões autónomas durante dois dias de testes no rio Tejo. As capacidades do veículo foram assim demonstradas num ambiente exterior real, sendo capaz de recolher dados de navegação e imagens e funcionar como um ponto de contacto com a estação de comunicação base.

Nestes primeiros testes, o FLEXUS USV completou mais de oito quilómetros apenas com a carga de uma bateria. Foi ainda testado o sistema de telecomunicações do veículo, que permitiu estabelecer conetividade entre a estação base e o USV, sendo possível a troca de informação a uma distância de cerca de 550m.

O projeto FLEXUS - Flexible Unmanned Surface Vehicles for the Internet of Moving Things, tem como objetivo fornecer um conjunto de dez veículos de superfície autónomos, capazes de executar missões remotamente projetadas e descarregadas por experimentadores através da Internet.

Bruno Ferreira, do CRAS, é o responsável técnico deste projeto, que arrancou em setembro de 2016 e tem duração de 30 meses.

Mais informação pode ser consultada aqui

O investigador mencionado nesta notícia tem vínculo ao INESC TEC.

INESC TEC, fevereiro de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.