Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias Prémio para melhor tese de mestrado na área da robótica é do INESC TEC
Acções do Documento

Prémio para melhor tese de mestrado na área da robótica é do INESC TEC

O investigador do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, Carlos Costa, arrecadou o prémio de melhor tese de mestrado nacional na área da robótica com a dissertação “Robot Self-Localization in Dynamic Environments”.

Prémio para melhor tese de mestrado na área da robótica é do INESC TEC

Carlos Costa

O prémio foi atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), no passado dia 7 de maio, durante o jantar de comemoração do 10º aniversário da SPR, que se realizou na Quinta das Queimadas (Bragança). Este jantar incluiu-se no Festival Nacional de Robótica.

“O prémio vem reconhecer o trabalho e dedicação quer da minha parte, quer de toda a equipa de investigação envolvida no projeto CARLoS”, afirma Carlos Costa. O projeto CARLoS (CooperAtive Robot for Large Spaces manufacturing), do qual o INESC TEC faz parte, desenvolveu um robô que é capaz de realizar autonomamente operações de soldadura de pernos que suportam os painéis de isolamento interior de navios, uma tarefa que é altamente repetitiva.

“O trabalho realizado durante a dissertação providenciou à comunidade de robótica um sistema de localização e mapeamento 3/6 DoF robusto, modular e extensível, capaz de ser usado em robôs móveis operando em ambientes dinâmicos”, explica o investigador.

A tese de mestrado foi orientada por Armando Jorge Miranda de Sousa, docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e por Germano dos Santos Veiga, investigador do mesmo centro do INESC TEC.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC.

INESC TEC, maio de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.