Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias Prémio "O Melhor do Portugal Tecnológico" atribuído a robô do INESC TEC
Acções do Documento

Prémio "O Melhor do Portugal Tecnológico" atribuído a robô do INESC TEC

O projeto AGROB V16, do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC, ganhou uma menção honrosa na categoria "Sustentabilidade/Responsabilidade Social", atribuída pela revista Exame Informática.

Prémio "O Melhor do Portugal Tecnológico" atribuído a robô do INESC TEC

Filipe Neves dos Santos é o coordenador do projeto AGROB V16

Os prémios designados "O Melhor do Portugal Tecnológico" distinguem pessoas e empresas na área da ciência e da tecnologia e, neste caso, destacou o caráter de inovação e pioneirismo que caracterizam um dispositivo com «elevado potencial».

Segundo Filipe Neves dos Santos, coordenador do projeto, “este prémio é em grande medida do resultado da aposta do meu centro (CRIIS) e da estrutura forte do INESC TEC”. No fundo, e além do Coordenador do CRIIS, António Paulo Moreira, e dos elementos do Conselho de Administração do INESC TEC, Filipe Neves dos Santos agradece ao INESC TEC “por ter acreditado que era possível criar uma linha de investigação ligada à agricultura com robôs”.

A plataforma AGROB V16 está a ser desenvolvida de forma modular e, num futuro próximo, para além de tarefas de medição da variabilidade/sensorização/monitorização, poderá servir para testar tecnologias de atuação, tais como tecnologias de taxa variável (como por exemplo, pulverização de precisão) e/ou manipuladores robóticos para operações de poda e de colheita.

Os prémios foram entregues em Paço de Arcos, no dia 16 de maio. Existem há uma década e são compostos por nove categorias, designadamente Marca Nacional, Marca Internacional, Produto do ano, Fabricante de computadores, Sustentabilidade/Responsabilidade Social, Software, Internet e Inovação. Apenas uma, "Personalidade", não é decidida pela equipa editorial da Exame Informática, mas sim por um júri convidado e presidido pelo professor José Tribolet, presidente do INESC.

A Exame Informática é a mais antiga e a mais lida marca de conteúdos de tecnologia nos media portugueses. Hoje, além da publicação em papel, a Exame Informática está presente nas mais diversas plataformas, incluindo na televisão, onde mantém há sete anos um programa no qual dá a conhecer o que de melhor se faz na tecnologia em Portugal e no mundo.

Os investigadores mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.