Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC vencedor em Festival Nacional de Robótica
Acções do Documento

INESC TEC vencedor em Festival Nacional de Robótica

Duas equipas constituídas por investigadores do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC conquistaram um primeiro e um segundo lugar em diferentes provas do Festival Nacional de Robótica, que decorreu de 26 a 30 de abril, em Coimbra.

INESC TEC vencedor em Festival Nacional de Robótica

Créditos foto: Organização do evento

A equipa orientada por Armando Sousa (CRIIS), e constituída por Pedro Tavares (CRIIS), Valter Costa e Peter Cebola, conquistou o primeiro lugar da prova "Condução Autónoma", na qual o desafio criado passava pela travessia de um robô por uma rota ao longo de uma pista fechada, semelhante à de uma estrada convencional. Neste caso, o robô foi capaz de executar autonomamente tarefas tal como ver semáforos, identificar sinais de trânsito, e estacionar, da mesma forma que seria necessário num carro comum.

Já o grupo orientado por Paulo Costa (CRIIS), e constituída por Vítor Pinto, João Manuel Monteiro e André Pinto, viu o seu robô atingir o segundo lugar na prova "Robot@Factory", que pretendia recriar os desafios e as dificuldades de um robô autónomo num ambiente de fábrica, com o propósito de conseguir transferir caixas entre o armazém de abastecimento, máquinas e o armazém final de produto, em tempo mínimo. Esta equipa completou a prova em pouco mais de três minutos, com um total de oito caixas transferidas.

festival de robótica

Promovido pela Sociedade Portuguesa de Robótica e pela Universidade de Coimbra, o festival tem como principal objetivo reconhecer projetos e criações na área da Robótica, desafiando os participantes em provas júnior e sénior, estas últimas dedicadas a estudantes das universidades e politécnicos. O evento contou ainda com a International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions (ICARSC 2017) e a competição designada RoboCup - XVII Portuguese Robotics Open, bem como uma exposição relacionada com robótica.

Os investigadores do INESC TEC mencionados nesta notícia têm vínculo à UP-FEUP.


Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.