Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC faz parte da iniciativa SME Robotics
Acções do Documento

INESC TEC faz parte da iniciativa SME Robotics

O Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC pertence oficialmente ao consórcio do SME Robotics, uma iniciativa europeia de robótica que visa fortalecer a competitividade das pequenas e médias empresas (PME) ligadas à indústria de produção através da utilização de robótica cognitiva. A indústria de produção é considerado um segmento chave na União Europeia.

O INESC TEC aderiu a este projecto em abril de 2015, bem como nove outros parceiros da União Europeia. O grande objetivo do SME Robotics é criar robôs adequados à realidade das pequenas e médias empresas que assistem à produção através da interação entre os humanos e o robô.

Pretende-se, assim, melhorar a produtividade do chão de fábrica das empresas.
Dentro deste projecto o INESC-TEC é o coordenador do demonstrador CLARiSSA – Cooperative DuaL-Arm Robot for Structural Steel fAbrication que visa o desenvolvimento de um robô de duplo braço para a soldadura de estruturas em construção metálica. Deste demonstrador fazem ainda parte duas empresas portuguesas a SARKKIS Robotics e a NORFERSteel. Nas palavras de Germano Veiga, este demonstrador é uma excelente oportunidade para a integração em Portugal dos novos paradigmas da robótica industrial, tais como a cooperação homem-máquina, e o uso de robótica cognitiva para responder aos desafios das PME’s.

O investigador com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: INESC Porto.

Créditos foto: www.facebook.com/SMEroboticsEU

INESC TEC, abril de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.