Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC em projeto para aumentar eficiência dos recursos florestais
Acções do Documento

INESC TEC em projeto para aumentar eficiência dos recursos florestais

A equipa que integra o projeto BIOTECFOR reuniu, no dia 20 de setembro, nas instalações do Centro Tecnologico de Automoción de Galicia (CTAG), em Porriño, no âmbito do trabalho que promove sinergias entre a produção florestal e as instituições de investigação tecnológica de automação e novos materiais.

Esta reunião, de caráter técnico, teve como objetivo especificar os casos de estudo e apresentar entre os parceiros os resultados obtidos até à data, e contou com a presença dos investigadores Filipe Neves dos Santos e Ricardo Reis, ambos do Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS) do INESC TEC.

O projeto BIOTECFOR - Bionegócios e tecnologia para a valorização eficiente dos recursos florestais endógenos no Norte de Portugal e Galiza visa aumentar os níveis de eficiência na utilização dos recursos florestais, através da aplicação de Sistemas Robóticos Inteligentes na sua recolha e processamento, bem como na busca de aplicações para novos materiais, contribuindo para o desenvolvimento da bioeconomia e da economia circular no espaço transfronteiriço de cooperação Galiza – Norte de Portugal.

A parceria é liderada pela Forestis – Associação Florestal de Portugal e tem como parceiros o INESC TEC, a AFG - Associación Forestal de Galicia e o CTAG.

BIOTECFOR é uma iniciativa que pretende aumentar o conhecimento na região das potencialidades da bioeconomia na floresta, criar novas dinâmicas socioeconómicas no setor florestal com relevância para a bioeconomia através da capacitação dos atores, identificação de novos bionegócios, desenvolvimento de ferramentas e tecnologias inovadoras para o aproveitamento e valorização dos recursos florestais.

O projeto foi aprovado no âmbito da primeira convocatória do POCTEP 2014-2020, tem um orçamento total de 1.267.417,51€, cofinanciado a 75% pelo FEDER, e uma duração estimada de três anos.

 Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC. 

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.