Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC em consórcio vencedor de Prémio Inovação
Acções do Documento

INESC TEC em consórcio vencedor de Prémio Inovação

O INESC TEC obteve uma dobradinha participando no consórcio vencedor e liderando a primeira menção honrosa do Prémio Projeto Inovador, uma nova categoria introduzida este ano no âmbito do 8º Concurso de Inovação, promovido pela EMAF - Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria e pela Revista Robótica.

O primeiro prémio foi obtido com a candidatura liderada pela start-up SARKKIS Robotics, com os resultados do projeto europeu SMERobotics – CLARiSSA, e a menção honrosa com o projeto STAMINA, numa candidatura liderada pelo INESC TEC.

A EMAF, que se realizou na Exponor, de 23 a 26 de novembro, pretendeu, mais uma vez, reforçar as componentes de I&D e inovação, destacando a sua importância crucial para o desenvolvimento da indústria das tecnologias de produção.

À semelhança de anos anteriores, o INESC TEC ocupou um espaço junto ao do INEGI e teve como Centros participantes o CESE (Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais) e o CRIIS (Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes). No dia 24 de novembro, o stand do INESC TEC contou ainda com a visita do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

foto

Posicionando-se como um player global na sua área de intervenção, o INESC TEC destacou no seu espaço o robô do projeto STAMINA, o primeiro robô manipulador móvel a desenvolver operações de picking na indústria automóvel, usando um sistema completo com sensorização avançada, planeamento, manuseamento de peças e navegação autónoma e integração no sistema de execução de produção da fábrica.

Além de ser parte integrante no stand da SARKKIS Robotics, juntamente com o ISQ e com a NORFER, o INESC TEC marcou ainda presença relevante no stand da PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção, em parceria com a Antípoda e com a TALUS Robotics.

A 16ª edição da EMAF voltou a apresentar a vanguarda das soluções e tecnologias do futuro, mostrando ser o maior evento do setor industrial realizado em Portugal. A participação de mais de 400 empresas, com destaque para a produção de máquinas e equipamentos para a indústria, tornam-na numa das feiras mais importantes da Europa.

A EMAF renova assim a sua aposta na internacionalização de tecnologias e negócios, na inovação da indústria e no conhecimento técnico, apresentando soluções inovadoras e promovendo o conhecimento e o networking em inúmeros seminários técnicos e fóruns de debate.

INESC TEC, novembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.