Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC com forte presença no ROBOTICA2015
Acções do Documento

INESC TEC com forte presença no ROBOTICA2015

O Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC esteve presente no evento ROBOTICA2015, na UTAD (Vila Real), entre os dia 8 e 12 de abril, onde arrecadou o Prémio “Inovação e Transferência de Tecnologia" e alcançou, ainda, dois primeiros lugares em provas que decorreram no evento.

O Prémio “ Inovação e Transferência de Tecnologia" em Robótica foi entregue pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR), ao projeto "PRODUTECH PTI/PPS4.3 -
Sistema de Localização baseado em Laser de Segurança", desenvolvido pelo investigador do CROB Héber Sobreira, em parceria com a EFACEC.

O CROB participou em diversas provas durante o evento nas quais obteve boas qualificações. Conquistou o primeiro lugar na prova FreeBots com uma demonstração baseada no projeto Europeu CARLOS, obtida por uma equipa liderada por Germano Veiga (CROB). Arrecadou, também, o primeiro lugar na prova de Condução Autónoma, obtida por uma equipa de Hugo Costelha, também do CROB. Nas provas Robot@Factory e MicroMouse, o CROB classificou-se em segundo lugar com equipas lideradas por Paulo Costa (CROB). Na prova de Futebol Robótico, a equipa liderada por António Paulo Moreira, alcançou o terceiro lugar.
O CROB esteve não só presente nas diversas provas, mas também na organização do próprio evento, tendo como Presidente da Comissão Local, António Valente (UTAD).

O Encontro Científico ICARSC 2015 - IEEE International Conference on Autonomous Robot Systems and Competitions - que aconteceu no âmbito do evento ROBOTICA2015, teve como Co-Presidentes António Valente e Raul Morais, ambos elementos do CROB e, também, da UTAD. No ICARSC 2015, o CROB apresentou três artigos científicos.

O INESC TEC esteve envolvido como apoiante de ambos os eventos e, juntamente com o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FEUP (DEEC), teve uma participação muito significante no evento e o melhor conjunto de resultados obtidos por apenas uma instituição.

Este Festival Nacional de Robótica tem como principal objetivo a promoção da Ciência e Tecnologia junto de jovens e da comunidade científica e académica através de competições de robôs autónomos.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP e UTAD.

Créditos foto: UTAD

INESC TEC, abril de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.