Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias INESC TEC colabora em solução para derrames de petróleo no mar
Acções do Documento

INESC TEC colabora em solução para derrames de petróleo no mar

Utilizar microrganismos nativos que degradam o petróleo no mar é a solução proposta pelo novo projeto europeu SpilLess, coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da U. Porto e que conta com a colaboração do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS) do INESC TEC.

De acordo com os investigadores do CIIMAR, o SpilLess - First-line response to oil spills based on native microorganism cooperation – “pretende produzir em larga escala microrganismos nativos, utilizados para biorremediação (remoção de contaminantes do ambiente através de organismos), a par das misturas de nutrientes para a sua bioestimulação (rápido crescimento)”.

No projeto vão ser também adaptados veículos autónomos não tripulados, tais como drones ou submarinos, responsáveis por transportar e libertar os microrganismos nas áreas afetadas.

De acordo com a líder do projeto, a tecnologia em causa apresenta uma nova forma de combater estas ocorrências e que pode “operar sob condições meteorológicas desfavoráveis e severas, com baixa intervenção humana” e de forma “rápida, eficiente e de baixo custo”. “Esta nova abordagem pode inclusive ser usada como uma primeira linha de resposta a derrames de petróleo associados a acidentes com navios, plataformas de petróleo, portos ou outros complexos industriais”.

Com a duração de 24 meses, esta iniciativa é financiada pela União Europeia, através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP), e reúne em consórcio o CIIMAR, o INESC TEC, a Universidade de Vigo e as empresas ACSM, Biotrend e MARLO.

INESC TEC, março de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.