Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Notícias Engenharia do Porto vence prova de robótica internacional em Itália
Acções do Documento

Engenharia do Porto vence prova de robótica internacional em Itália

Uma equipa de investigadores do INESC TEC e alunos do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) venceu o Eurathlon Grand Challenge em Piombino, Itália, uma competição internacional de busca e salvamento robótico que decorreu de 17 a 25 de setembro.

Equipa ISEP-INESC TEC vence o 1º lugar do eurathlon grand challenge

A equipa ISEP-INESC TEC Aerial Robotics Team participou com robôs aéreos e, no desafio final, mediu forças em parceria com uma equipa de robótica submarina da Universidade de Girona, Espanha, e com a empresa alemã Cobham que competiu com robôs terrestres.

2 3
2º lugar da competição foi também ocupado por investigadores do INESC TEC

A participação portuguesa incluiu também uma equipa de investigadores do Centro de Robótica do INESC TEC (com a colaboração do ISEP e da Faculdade de Engenharia da U.Porto) com robôs marinhos integrada na equipa ICARUS, que conquistou o segundo lugar na prova final. De relevar que esta última formação integrou elementos do projeto europeu de busca e salvamento e ainda investigadores de cinco instituições europeias, e na qual os elementos do INESC TEC participaram com os robôs submarino MARES e de superfície ROAZ.

3 5

“Fomos convidados a participar nesta competição com robôs que atuam em cenários de água através do projeto europeu ICARUS. Os nossos robôs dão apoio em ações de busca e salvamento em casos de grandes catástrofes”, explica Aníbal Matos, investigador do INESC TEC e docente da FEUP, que participou no euRathlon.

O ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) é um projeto europeu que reúne 24 parceiros de nove países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Itália, Áustria, Polónia, e contou com um orçamento de 17 milhões de euros. Começou em fevereiro de 2012 e termina em janeiro de 2016.

O projeto tem como objetivo desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima. A inovação destes robôs é a capacidade que têm para ser utilizados em cenários de crise, como por exemplo, numa situação de desastre natural.

6 6

O que é o euRathlon Grand Challenge?

Organizado por um consórcio internacional, o Eurathlon Grand Challenge contou com a participação de 18 equipas, oriundas de 21 países, num total de 150 participantes. Pela primeira vez a nível mundial, esta competição robótica consistiu num cenário de busca e salvamento inspirado no desastre nuclear de Fukushima, Japão, em que estiveram envolvidos, simultaneamente, robôs terrestres, aéreos e submarinos.

A participação portuguesa neste mega desafio internacional – Eurathlon Grand Challenge – demonstrou a primazia da engenharia nacional. Além da conquista do primeiro e segundo lugares, as equipas nacionais conseguiram ainda arrecadar diversos prémios adicionais em competições técnicas ou cenários parcelares.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referido nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC TEC, FEUP e ISEP.

INESC TEC, outubro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.