Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Nós na Imprensa Viana do Castelo acolhe prova mundial de veleiros robóticos (Correio do Minho)
Acções do Documento

Viana do Castelo acolhe prova mundial de veleiros robóticos (Correio do Minho)

Até sábado está a deocrrer em Viana do Castelo uma prova internacional do Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos 2016. Participantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal.

A cidade de Viana do Castelo está a ser palco de mais um grande evento internacional de desporto náutico. Desta feita, decorre na capital do Alto Minho o Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos (World Robotic Sailing Championship - WRSC) 2016. Para assinalar a abertura oficial da competição, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, recebeu ontem os cerca de sessenta participantes que prometem animar a prova até ao próximo sábado. Na sessão de abertura, estiveram presentes participantes da China, Espanha, Estados Unidos da Amércia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Japão, Nova Zelândia e Portugal.

O Campeonato do Mundo de Veleiros Robóticos (World Robotic Sailing Championship) WRSC 2016 trata-se de uma iniciativa da responsabilidade da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), com o apoio da Câmara Municipal que traz à cidade veleiros cem por cento autónomos, equipados com aplicações inovadoras na área da robótica e que podem ir até quatro metros de comprimento usando como propulsão exclusivamente a força do vento.

A competição já começou em Viana do Castelo e até esta sexta-feira vão ser realizadas as várias provas do campeonato. Depois no sábado, realiza-se uma conferência com apresentação de trabalhos científicos sobre embarcações à vela robóticas.

Portugal está representado por três grupos nesta competição – Universidade Nova de Lisboa, Escola Naval da Marinha e FEUP/INESC TEC.

A equipa portuguesa e organizadadora deste campeonato, FEUP/INESC TEC, está a participar com o veleiro  FAST,  que já venceu este campeonato em 2012, em Cardiff, no País de Gales. 

Com capacidade para velejar de forma autónoma, o veleiro FAST é uma embarcação autónoma e não tripulada, que conta com um pequeno computador, responsável por fazer com que este veleje autonomamente, e com pequenos motores elétricos para manobrar o leme e orientar as velas. Já a energia elétrica é assegurada por um painel solar e armazenada em baterias que possibilitam a operação do veleiro durante longos períodos de tempo. Para a realização de ensaios no mar e monitorização em tempo real dos parâmetros de navegação, existe uma ligação de rede WiFi e um rádio-comando convencional, podendo ainda ser equipado com um sistema de comunicações via satélite.  O veleiro foi construído em materiais compósitos, contando com o apoio de um conceituado construtor de kayaks de competição, situado na região de Crestuma: a Nelo.

Correio do Minho, 8 de setembro de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.