Acções do Documento
Veleiros robóticos disputam campeonato do mundo em Viana (Diário do Minho)
Veleiros robóticos de nove paÃses vão disputar, no rio Lima, em Viana do Castelo, entre 5 e 10 de setembro, o campeonato do mundo da modalidade e mostrar as potencialidades desta tecnologia na monitorização dos oceanos, anunciou ontem a organização.
«Podem ter aplicação na monitorização oceânica, marinha ou ambiental, na vigilância e segurança da fronteira marÃtima e na recolha de dados oceanográficos», explicou José Carlos Alves, investigador do Centro de Robótica e Sistema Autónomos do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).
De acordo com o docente da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), os veleiros robóticos «são embarcações semelhantes aos barcos telecomandados, em que a diferença reside no facto de terem capacidade de navegação autónoma, controlada por um computador interno programado para cumprir determinada missão».
A iniciativa conta com cerca de 50 participantes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Finlândia, Estados Unidos da América, Japão, Nova Zelândia e China.
Diário do Minho, 3 de agosto de 2016