Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Nós na Imprensa Sistema robótico STAMINA tem tecnologia portuguesa (PC Guia)
Acções do Documento

Sistema robótico STAMINA tem tecnologia portuguesa (PC Guia)

Actualmente os robôs operam apenas em ambientes onde tudo tenha uma ordem específica e, por isso, ficam desorientados quando algo sai da norma, para além de que cada vez que um produto é alterado numa fábrica, os robôs precisam de ser reprogramados, tarefa morosa e cara.

No entanto, as Universidades de Aalborg (Dinamarca), Freiburg (Alemanha), Bonn (Alemanha) e Heriot-Watt (Escócia), a BA Systèmes (França), PS Peugeot Citroen (França) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em Portugal, estão prestes a conseguir resolver estas questões que tanto impacto têm nas estruturas das PME.

Em 2013, estas sete instituições juntaram-se num projecto europeu de 5 milhões de euros para desenvolver robôs inteligentes que possam ir onde for necessário e reagir a alterações que não estão previstas, operando em ambientes não estruturados.

Os robôs utilizam câmaras e lasers para ‘ver’ o caminho e o braço robótico que têm pode ser utilizado para uma grande diversidade de tarefas de manuseamento. Para além destas questões, os robôs podem ainda ser programados e controlados mesmo por pessoas sem experiência na área da robótica.

O sistema robótico STAMINA vai marcar presença de 21 a 24 de Junho na AUTOMATICA, uma feira de robótica industrial que irá decorrer em Munique, ; Alemanha.

O INESC TEC vai ainda apresentar na AUTOMATICA mais dois robôs do projecto europeu SMERobotics, juntamente com mais duas empresas portuguesas, SARKKIS Robotics e NORFER, onde vai ser feita a demonstração de uma aplicação de soldadura de componentes de mecânica estrutural.

PC Guia, 17 de junho de 2016

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.