Secções
  Entrada CROB Notícias & Eventos Nós na Imprensa Robots para busca e salvamento testados em Lisboa (Ciência Hoje)
Acções do Documento

Robots para busca e salvamento testados em Lisboa (Ciência Hoje)

Alfeite recebe demonstração hoje e amanhã.

A partir de Janeiro de 2016 vão estar disponíveis na Europa robots capazes de dar apoio em acções de busca e salvamento em caso de grandes catástrofes. A última demonstração dos robots resultantes do projeto ICARUS, denominada ICARUS Sea Trials Lisbon 2015, decorre hoje e amanhã na Base Naval de Alfeite (Almada).

O ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescus and Unmanned Search Operations – Componentes integradas para assistência a operações de busca e salvamento) é um projecto europeu que reúne 24 parceiros de nove países – Portugal, Espanha, França, Alemanha, Bélgica, Suíça, Itália, Áustria, Polónia – , que contou com um orçamento de 17 milhões de euros e começou em Fevereiro de 2012 e termina em Janeiro de 2016. O projecto tem como objectivo desenvolver ferramentas robóticas que vão auxiliar as equipas de resgate em operações de busca e salvamento, numa componente de segurança terrestre e marítima.

A inovação destes robôs é a capacidade que têm para ser utilizados em cenários de crise, como, por exemplo, numa situação de desastre natural.

“Imaginemos que um navio de passageiros encalha ou afunda em alto mar, mas as condições marítimas e atmosféricas não permitem às equipas de busca e salvamento efectuar as operações de resgate de vítimas em segurança, uma solução será usar robôs autónomos que podem auxiliar estas equipas em situações de catástrofe”, explica Aníbal Matos, investigador do INESC TEC (Tecnologia e Ciência) e docente da FEUP, que é um dos responsáveis pelo ICARUS Sea Trials Lisbon 2015.

De acordo com o investigador, o equipamento não substitui os operacionais de busca e salvamento, mas funciona sim como um instrumento complementar de auxílio.

“Estas ferramentas robóticas estão equipadas com sensores para a deteção de humanos e dotadas de capacidade de comunicação com o exterior”, completa o responsável.

Ciência Hoje, 9 de julho de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.