Acções do Documento
Aposta em tecnologias para o mar (Mundo Português)
São cerca de 60M€, distribuÃdos por 18 projetos, que estão atualmente disponÃveis para desenvolver tecnologias para o mar até 2018.
O Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) tem vindo a apostar no desenvolvimento de protótipos neste setor com o objetivo de criar em Portugal um polo de competências tecnológicas, orientadas especialmente para o mar profundo, e de ter um papel de destaque na Extensão da Plataforma Continental Nacional.
INESC TEC dá assim inÃcio ao StrongMar, do qual é lÃder, um projeto de capacitação cientÃfica, tecnológica e económica de um grupo de investigação nacional, com a colaboração de parceiros estrangeiros de topo – Universitat de Girona, University of Aberdeen, Heriot-Watt University e a NATO Science & Technology Organization, bem como, do CINTAL (Centro de Investigação Tecnológica do Algarve).
Até 2018, pretende registar, só na área do Mar, entre três a cinco patentes, fazer cerca de 36 operações no mar, publicar próximo de 24 artigos em revistas internacionais, aumentar a força em cerca de 10 novos colaboradores por ano e ver aprovados outros projetos.
Mundo Português, 27 de maio de 2016