Secções
  Entrada CPES Projetos Casos de Sucesso InovGrid
Acções do Documento

InovGrid

Sistemas de telecontagem avançados com capacidade para apoiar a gestão comercial e técnica das redes de distribuição

O INESC TEC promove interatividade entre cliente e fornecedor de eletricidade através de contadores inteligentes que permitem uma gestão mais eficiente e um consumo energético mais racional.

O InovGrid juntou o INESC TEC (entidade coordenada pelo INESC Porto), a EDP, a EFACEC, a Janz e a Logica no desenvolvimento de novos contadores de eletricidade. O objetivo era a criação de casas inteligentes com investimento reduzido para o consumidor, dotando a rede elétrica nacional de uma gestão ativa e inteligente. Este projeto integra-se no conceito das “redes elétricas inteligentes do futuro" e veio adaptar o sistema de distribuição de eletricidade às novas exigências do mercado, criando desde logo as condições de acesso para projetos de microgeração.

A face mais visível do InovGrid é a denominada Energy Box, um contador que permite a telecontagem dos consumos de energia, a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente, assim como uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de eletricidade, o que permite reduções nas faturas de energia.

O InovGrid pretendia, no entanto, ser mais do que um sistema de telecontagem, assumindo-se como um sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição, permitindo uma gestão mais eficiente.

O InovGrid levou contadores inteligentes a 50 mil clientes, o que pressupunha uma interligação entre os contadores Energy Box e um sistema central de informação sobre os clientes. Este contador permite saber na hora o consumo de energia registado até ao momento, bem como as evoluções verificadas no passado. Assim, o sistema permite eliminar erros de leitura, contribuir para uma gestão mais eficiente e fomentar um consumo energético mais racional. A Energy Box contempla ainda a mudança de tarifa, pela mão do cliente e a partir do próprio dispositivo.

Abrangendo participantes com perfis rurais ou urbanos de vários pontos do país, este projeto também não se limitou aos lares tradicionais, contando também com clientes empresariais.

Neste projeto, o INESC TEC atuou como um centro de conhecimento nos domínios dos mercados de eletricidade, da microgeração e da gestão e otimização da exploração de redes elétricas; a Efacec mostrou competências nas áreas de automação e gestão de redes de energia; a Janz concebeu e fabricou equipamentos e sistemas na área da contagem e gestão de energia; e a Edinfor trabalhou na conceção, desenvolvimento, implementação e gestão operacional de sistemas de informação.

Além dos benefícios para os consumidores, o operador de rede de distribuição também aumenta a fiabilidade no fornecimento de energia. O InovGrid é mais do que um projeto de telecontagem e de telegestão, introduzindo uma nova forma de gestão e controlo da rede de distribuição de eletricidade.

Parceiros:

  • INESC TEC
  • EFACEC
  • Janz
  • Edinfor
  • EDP
  • Logica

Contactos: João Peças Lopes

Notícias relacionadas: Destaque BIP nº104

 

destaque.jpg
destaque.jpg
anuncio-contactos

Contactos

CPES +351 22 209 4198