Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias Workshop de casos de uso do projeto InteGrid realizou-se no INESC TEC
Acções do Documento

Workshop de casos de uso do projeto InteGrid realizou-se no INESC TEC

No final do passado mês de fevereiro o INESC TEC organizou um workshop do projeto InteGrid, na área das redes elétricas inteligentes. Foram cerca de 36 pessoas que marcaram presença no evento.

O workshop, com a duração de dois dias, dividiu-se em duas grandes sessões. A primeira sessão foi dedicada a um tutorial sobre a metodologia dos casos de estudo (norma IEC 62559) do projeto e boas práticas na escrita. A segunda parte do workshop consistiu numa sessão de brainstorming com o objetivo de definir uma lista de casos de estudo de alto nível (processos de negócio) divididos em quatro domínios: operação da rede de distribuição, novas plataformas de mercado/ gestão de dados, utilizadores da rede e serviços de energia.

Como resultado foi estabelecida uma lista de 13 funções de negócio inovadoras para diferentes intervenientes, tais como distribuidores da rede de distribuição, agregadores, comercializadores, consumidores residenciais e industriais. Novo paradigmas, tais como gestão preditiva da rede de média e baixa tensão, manutenção preditiva de ativos ou um mercado para flexibilidade do consumo estão entre os casos de estudo do projeto InteGrid.

A próxima etapa passa pela definição de processos funcionais (funcionalidade das redes elétricas inteligentes) que vão permitir o desenvolvimento dos casos de negócio indentificados, que tenham como objetivo atingir elevados níveis de replicabilidade e escalabilidade que permitam uma exploração comercial das soluções desenvolvidas no projeto.

O INESC TEC participa no projeto InteGrid através do Centro de Sistemas de Energia (CPES) e o Laboratório de Software Confiável (HASLAB).

INESC TEC, março de 2017

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.