Acções do Documento
INESC TEC quer ensinar população a poupar nos consumos de energia
O mote do inquérito que o INESC TEC está a conduzir junto da população portuguesa é: “Sabe o que significa eficiência energética?”.
O objetivo deste inquérito, que surge no âmbito do projeto europeu GReSBAS, passa por desenvolver ideias inovadoras que, por um lado, ajudam a beneficiar o meio ambiente e, por outro, ajudam o consumidor a ter uma poupança financeira significativa. O inquérito pode ser respondido em: http://gresbas.eu/gresbas-site/pt/survey/
“Ainda há muitas pessoas que não têm noção que já ultrapassamos a bio capacidade do Planeta Terra. Por exemplo, a pegada ecológica de Portugal está em 9º lugar entre os países mediterrânicos e há uma série de comportamentos tão simples de alterar e que, todos juntos, contribuem de forma significativa para atingirmos uma maior sustentabilidade ambiental”, explica Joel Soares, investigador do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC.
Deste modo, está a ser desenvolvida uma campanha de sensibilização junto da população portuguesa, através de infografias, vídeos, imagens, entre outros.
Desligar os equipamentos eletrónicos quando já não os vamos usar mais em vez de os deixarmos ficar em stand by, ir de escadas em vez de elevador quando as distâncias são curtas, abrir as janelas em vez de ligar o ar condicionado, não deixar as luzes acesas quando se é a última pessoa a abandonar um local – são apenas alguns exemplos de comportamentos que ajudam a promover um consumo sustentável e, por isso, energeticamente mais eficiente.
O inquérito vai estar disponível até setembro, altura em que os dados vão começar a ser tratados. Em outubro os resultados vão ser públicos e, a partir daí, vão ser promovidas uma série de ações de sensibilização para esta questão, nomeadamente através das redes sociais.
O projeto GReSBAS
INESC TEC, em Portugal, ITU (Istanbul Technical University) (ITU) e MAKEL, na Turquia - são estas as três entidades que fazem parte do projeto europeu GReSBAS.
GRESBAS GRESBAS
O projeto tem como objetivo aumentar a eficiência energética dos edifícios envolvendo os consumidores e promovendo a sua participação ativa através de uma plataforma que utiliza técnicas de ludificação (uso de elementos e técnicas características de jogos em situações do mundo real) para gerir a energia de forma mais eficiente.
“Queremos desenvolver uma plataforma que esteja ajustada à realidade de cada utilizador, mas para isso precisamos de perceber quais as suas necessidades, daí estarmos a levar a cabo este inquérito. Em Portugal é o INESC TEC que está a liderar esta operação, mas os nossos colegas turcos estão também a fazer uma consulta à população na Turquia”, refere o investigador do INESC TEC.
O projeto europeu GReSBAS vai instalar demonstradores equipados com sistemas de automação para monitorizar o consumo e implementar ações em Portugal e na Turquia. A grande novidade deste projeto é o facto de as mudanças de comportamentos para atingir uma maior eficiência energética serem promovidas através de uma plataforma de jogo que analisa comportamentos e prevê os consumos de energia.
“É um projeto que pretende que todos ganhemos. As casas e os edifícios podem tornar-se mais eficientes, os consumidores poupam dinheiro e todos ajudamos o Planeta”, conclui Joel Soares.
A equipa do INESC TEC que participa neste projeto é composta por Joel Soares, José Pedro Iria e António Barbosa, do Centro de Sistemas de Energia (CPES), e António Coelho e Fernando Cassola, do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG).
O projeto GReSBAS, que teve início em abril de 2016 e vai concluir em março de 2019, é financiado pela TUBITAK e a FCT, no âmbito do programa quadro ERA-Net Smart Grids Plus initiative.
Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas em: http://gresbas.eu/gresbas-site/en/
Os investigadores do INESC TEC mencionados na notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.