Secções
  Entrada CPES Notícias & Eventos Notícias INESC TEC propõe gestão de energia através de inteligência computacional
Acções do Documento

INESC TEC propõe gestão de energia através de inteligência computacional

Gerir energia através de inteligência computacional, como se de um cérebro humano se tratasse – é este o objetivo que Portugal pretende atingir a prazo e tema discutido no âmbito do ISAP 2015 (International Conference on Intelligent Systems Applications to Power Systems, Conference and Debate), organizado pelo INESC TEC na cidade do Porto, de 11 a 17 de setembro. Tratou-se da 18ª edição deste fórum, desta vez atribuída a Portugal e que teve a sua realização anterior em Tóquio.

Foram algo mais de 100 os especialistas nacionais e internacionais, reconhecidos mundialmente nas áreas da energia e dos sistemas inteligentes, que se reuniram na Invicta para discutir, em primeiro lugar, se as ferramentas inteligentes na área dos sistemas de inteligentes são um objetivo, um utensílio, uma visão ou um sonho, e depois gerar soluções a aplicar em Portugal e passíveis de exportar para o resto do mundo, por implantação em empresas concessionárias ou através de empresas provedoras de soluções.

01 02

O convidado de honra deste evento foi José Carlos Príncipe, um dos líderes mundiais na área da Neuroengenharia Computacional, distinguido como Fellow do IEEE (o mais alto grau profissional conferido no mundo por esta instituição norte-americana), professor na Universidade da Flórida e fundador do Laboratório de Neuroengenharia Computacional, que no dia 14 de setembro, segunda-feira, abriu o debate com a provocação “São as arquiteturas cognitivas úteis para aplicações em sistemas de energia?”.

03 04

Organizado pelo INESC TEC, o ISAP contou com especialistas norte-americanos, japoneses, brasileiros, sauditas, alemães, italianos, ingleses, argentinos, entre outros, que se juntaram aos peritos nacionais para solucionar problemas e dar origem a uma fertilização cruzada entre as duas comunidades – a dos sistemas de energia e a dos sistemas inteligentes.

05 06

O programa do último dia do evento incluiu ainda visitas técnicas ao Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC e às empresas EDP e EFACEC. De recordar que o INESC TEC tem uma vasta experiência na área da energia, onde colabora com empresas como a EDP, EFACEC ou REN há cerca de 20 anos. Atualmente com 31 projetos nesta área a energia, nove deles europeus, a instituição tem contribuído de forma sistemática para colocar Portugal na linha da frente em assuntos como a mobilidade elétrica ou as cidades inteligentes, nomeadamente através do seu Centro de Sistemas de Energia (CPES).

EM DISCURSO DIRETO

Gerhard Krost

Gerhard Krost, Professor na Universidade Duisburg-Essen, Alemanha

“A discussão dos sistemas inteligentes começou na área das ciências de computadores, tendo a primeira conferência especialmente dedicada à aplicação destas técnicas aos sistemas de energia sido organizada em 1987. Temos visto muitas mudanças no setor energético, tal como a liberalização dos mercados elétricos e o surgimento das energias renováveis, o que levou ao desenvolvimento de novas técnicas para estudar e operar estes sistemas. Desde o início percebemos que os sistemas inteligentes poderiam fornecer respostas sobre como lidar com problemas energéticos.

O ISAP é um evento intercontinental, e o objetivo foi sempre discutir o estado de desenvolvimento nos vários países nestas áreas. A Europa, por exemplo, está na vanguarda ao nível da introdução das energias renováveis, especialmente a Alemanha que pretende reduzir o CO2 em cerca de 80% até 2050.”

Chen-Ching Liu

Chen-Ching Liu, Professor na Washington State University, EUA

“O objetivo desta conferência é levar novas tecnologias à área dos sistemas de energia. Tradicionalmente, os sistemas de energia dependem de problemas de engenharia muito bem formulados, e os sistemas inteligentes conseguem fornecer um conjunto de ferramentas capazes de lidar com problemas que não estão tão bem formulados. Através da procura e análise de grandes quantidades de dados, é possível encontrar e fornecer soluções para problemas mais específicos.

O nosso objetivo é juntar estas duas comunidades para que possamos aprender uns com os outros. Esta é, normalmente, a melhor maneira de resolver problemas complexos.”

Kevin Tomsovic

Kevin Tomsovic, Professor na Universidade do Tennessee, EUA

“Acho que conferências deste tipo são muito importantes porque existe um maior enfoque nas aplicações de sistemas inteligentes. Muitas das conferências na área da energia são muito vagas, e é por isso que o ISAP é inovador na medida em que junta duas comunidades diferentes. Mais ainda, neste tipo de conferência é possível colocarmos o enfoque em ideias mais detalhadas que podem resolver um determinado problema, e não apenas ideias mais abstratas.

Grandes quantidades de dados e a sua transmissão são, claramente, o grande fator impulsionador das comunidades dos sistemas inteligentes e de energia e por isso conferências como esta fazem todo o sentido.”

INESC TEC, setembro de 2015

Próximos Eventos
Não foi publicado qualquer anúncio de evento.